O segredo para ampliar a sua rede de contactos



Pensar que os cartões-de-visita são coisa do passado é um erro. Apesar da quantidade de redes sociais que existe actualmente, muitas delas exclusivamente profissionais, como é o caso do LinkedIn, o cartão-de-visita ainda dá muito que falar.

No caso dos trabalhadores por conta própria, o cartão-de-visita pode ser especialmente útil, já que estes profissionais independentes, por não manterem nenhum vínculo empregatício e não estarem associados directamente a nenhuma empresa e a nenhuma marca conhecidas, reflectem a sua imagem corporativa e o seu profissionalismo no cartão-de-visita que entregam aos seus contactos.

Uma das coisas a ter em conta quando pensar em criar o seu cartão-de-visita é a qualidade do mesmo, muito mais que o preço. Apresentar um cartão com pouca qualidade é anunciar a pouca qualidade do seu trabalho. Também aqueles a quem o entrega devem ser cuidadosamente escolhidos. Não quererá desperdiçar cartões criados com tanto esmero pois não? Por último, o porta-cartões é um acessório igualmente importante, para evitar que os seus cartões se dobrem, se rasguem ou se desgastem.

Na hora de criar o seu cartão-de-visita, existem mil possibilidades. É jornalista, copywriter ou tradutor(a)? Um cartão-de-visita com uma imagem de uma máquina de escrever, dicionários ou jornais pode ser uma opção interessante. É electricista, canalizador, carpinteiro? Lâmpadas, tomadas, torneiras e ferramentas são exemplos de imagens que ficariam bem no seu cartão-de-visita. Um pintor poderia usar pincéis ou paletas. Um designer de moda poderia usar imagens de roupa ou de modelos. Também pode carregar um logótipo criado por si, com um slogan a acompanhar. Só tem que por a imaginação a funcionar!

Depois de criar o seu cartão-de-visita, pode encomendar uma quantidade mais pequena de amostra e um porta-cartões elegante para guardar os seus cartões. Quando vá a seminários, conferências ou workshops, entregue os seus cartões-de-visita ao resto dos assistentes e depressa verá o resultado do seu esforço e dedicação. Se vai a casa de alguém a quem o amigo ou a amiga recomendou o seu nome, aproveite a ocasião para partilhar os seus dados de contacto e deixe logo um cartão extra para que também essa pessoa possa recomendá-lo(a).

Ponha em prática estas dicas e conselhos úteis e verá como cresce a sua rede de contactos!


Autor: Alberto Bahamon


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