Sociedade e a diversidade da acessibilidade no ambiente virtual



*Ivanir de Freitas Júnior
Graduando em Sistemas de Informação Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC Campus IV [email protected]
*Rejane Ferraz e Silva
Graduando em Sistemas de Informação Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC Campus IV [email protected]
*Tarmara Lessa Barbosa
Graduando em Sistemas de Informação Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC Campus IV [email protected]
*Ana Amélia de Souza Pereira
Mestranda em Ciência da Computa;áo Universidade Presidente Antônio Carlos, UNIPAC Campus IV [email protected]

Resumo
Na atualidade muito se tem discutido acerca da dificuldade de acesso e do uso da web por parte de pessoas com incapacidades funcionais. Tal fato demonstra que os avanços tecnológicos mais recentes no sentido de minimizar essa dificuldade de manipulação de dados nas páginas dinâmicas como forma de facilitar a utilização da web para este público. A utilização de monitoramento com usuários parcialmente incapazes utilizando tecnologias inovadoras, no quesito acessibilidade, tendo nas aplicações pontos significativos que possam ser levados em conta no aperfeiçoamento dessas tecnologias para proporcionar a interação dessas pessoas ao meio digital. Este estudo apresenta uma pesquisa de softwares capazes de interagir usuários com incapacidades funcionais e mostra o comportamento da sociedade diante das dificuldades e diferenças, mediante a interação com o mundo virtual.
Palavras-chave: Acessibilidade, Usabilidade, Incapacidades funcionais, Magnifixer, Dosvox.

1. INTRODUÇÃO

A expansão vertiginosa da Internet revoluciona, cada vez mais, as formas de comunicar, interagir, estudar, trabalhar, realizar e negócios. Em conseqüência desta ampliação, incrementa-se o potencial existente na web que conecta, em tempo real, milhares indivíduos simultaneamente. Neste ambiente virtual, o principal produto é a informação e quanto menos barreiras a sua disseminação, maior será a acessibilidade a conteúdos disponíveis na web pelos mais variados tipos de pessoas.
Neste contexto, de acordo YAMAMOTO et.al, (2004), com o acesso não somente à informação, mas também aos produtos e serviços digitalizados, independentemente de necessidades especiais por parte dos usuários, pode proporcionar igualdade de oportunidades, de capacitação e ascensão profissional. Por conseguinte, haverá um maior avanço na qualidade de vida de grande parte da população e no desenvolvimento do país, preparando-os para os desafios futuros.
Assim sendo, o presente trabalho analisa as dificuldades cotidianas que usuários, portadores de incapacidades funcionais, encontram ao utilizar a web. Para tanto serão apresentados os conceitos de acessibilidade e usabilidade, inseridas ou não na web. Posteriormente, serão apresentadas normas de análise de acessibilidade em páginas dinâmicas, juntamente com padrões para melhor utilização das mesmas. Em seguida, será proposta uma descrição das tecnologias utilizadas juntamente com resultados obtidos através de testes com ferramentas e participação de usuários parcialmente incapazes.
Destarte, uma participação significativa e independente no contexto das democracias modernas pressupõe habilidade de lidar com as TICS (Tecnologias de Informação e Comunicação), independentemente da ocupação que se possua. Neste contexto, a ampla disseminação e o conhecimento das tecnologias podem ser considerados como instrumento intelectual e prático para que todos os cidadãos, principalmente, aqueles que
apresentam qualquer tipo de deficiência tenham condições de exercer plenamente sua cidadania.

Download do artigo
Autor: Ivanir De Freitas Júnior


Artigos Relacionados


Para Onde Caminha A Tecnologia Da Informação

O Uso Da Tecnologia Para Auxiliar Na EducaÇÃo De Pessoas Com DeficiÊncia Visual

Acessibilidade Em Ead

O Uso Das Tecnologias Em Projetos De Ensino-aprendizagem

Tv Digital: Conceitos, Possibilidades E Desafios

Computação Forense

Acessibilidade Do Aluno Esquizofrenico, Na Rede Estadual, No Municipio De Cascavel – Paraná