Educação x social



EDUCAÇÃO X SOCIAL

 

A educação tem passados por momentos de oscilações concernentes ao seu status, o ensino tem estendido seus tentáculos de vários modos, o governo tem financiado vários projetos, no qual, melhorou a situação educacional de muitas pessoas que não tinham condições de estudar, como por exemplo o ensino a distância, com baixas taxas de mensalidades e acessível à classe menos privilegiada. Diante de tanto progresso tem alguns itens que estão impregnados a gerações e que se encontram dentro de varias instituições, características essas que vem a denegrir a imagem da educação no país e que acabam por interferir no futuro dos acadêmicos e refletem na formação de muitas famílias e corrompem a sociedade, em fim, é uma reação em cadeias. Características essas que podem ser denominadas como: preconceito, sexualidade, má companhia, autoritarismo, difamação familiar e a diferença de classe social.

No livro “O Ateneu” é perceptível a presença das atitudes citadas acima o livro descreve a história de um jovem chamado Sergio, ele sofre alguns preconceitos devido ser do interior e não ter tido acesso a estudos como os demais, logo depois presencia o autoritarismo da diretoria da instituição, senão fosse o bastante a suas amizades de inicio não são agradáveis, um de seus colegas tenta seduzi-lo. Recebe rejeições devido sua posição social, tudo isso sofre sem a presença do aconselhamento dos pais, em fim, o ateneu descreve uma serie de problemas de ordem moral, no qual, Sergio estava passando.

Interessante que todos esses problemas que Sergio passou hoje encontram-se em todas as instituições do país e outras mais. Essas atitudes deverão ser aniquiladas para que os acadêmicos sejam ótimos profissionais futuramente. No Brasil percebe-se um projeto do governo em que os negros têm tantos por centos de vagas nas faculdades, atitude essa que vem a ser um preconceito legalizado. Se isso não fosse o bastante, a desigualdade social é notável na forma em que a diretoria trata seus acadêmicos. A ausência dos pais na educação de seus filhos transforma um jovem sem responsabilidades consigo e o meio em que vive. Que futuro terá a juventude acadêmica de hoje? Qual a expectativa moral que se espera desses?

O ensino terá um progresso completo quando não se preocupar somente com o conteúdo que se passa, mas sim também se preocupar com o individuo que recebe tal ensino. Do que adianta forma um medico excelente na mesa de cirurgia e fora do seu ambiente de trabalho levar uma vida desvairada, seria se preocupar demais com o profissional e esquecer do pessoal e social. As instituições deveriam se preocupar em forma não só acadêmicos na área profissional, mas também prepará-lo para a sociedade. A humanidade está precisando de aula moral, de como se comportar numa sociedade, como ter responsabilidade, agir com consciência. Não se preocupar somente com o próprio umbigo, mas observar quem está ao redor. Isso é “ser” humano.


Autor: Kleyton Coelho Castro


Artigos Relacionados


Mudanças No Ensino Superior No Brasil

Ética Na Educação

A Responsabilidade Moral Do Professor

Universidade X Formação Humana E Valores Morais E Éticos

Cotas E Educação

As Legislações Do Ensino E O Direito Educacional

Educação De Qualidade Ou Quantidade.