O ensino dos fenômenos da corrente elétrica



O ensino dos fenômenos da corrente elétrica: uma proposta de ensino de forma contextualizada para o ensino médio
RESUMO
Neste trabalho é apresentado proposta para o ensino dos fenômenos da corrente elétrica em turma do Ensino Médio. A proposta visa tornar o ensino/ aprendizagem de Física mais eficiente, usando metodologia e recursos apropriados para os novos tempos, de forma a despertar o interesse dos alunos pelo conhecimento. A metodologia utilizada para o desenvolvimento do projeto foi fundamentada na teoria construtivista de Jean Piaget visando proporcionar aos alunos conhecimentos significativos, partindo dos seus conhecimentos prévios. Os procedimentos compreendem aulas expositivas e interativas, resolução de problemas e exercícios, trabalhos individuais e em grupos, realização de experiências reais, com interação entre os alunos e alunos/professor, através de aulas de campo, disponibilizando recursos para pesquisa e motivando os alunos a aprendizagem. Buscou-se avaliar a aprendizagem significativa de novos conhecimentos, o desenvolvimento de habilidades e competências através da observação de seu desempenho em todas as modalidades das atividades desenvolvidas, individualmente ou em grupos, durante as aulas. Acredita-se que essa contextualização dos conteúdos, complementados pela forma de avaliação tornem as aulas mais agradáveis, fazendo com que os alunos tenham o prazer de participar e aprender, proporcionando a construção do conhecimento despertando o interesse e predisposição para o aprendizado. Palavras-chave: Física. Nível Médio. Corrente Elétrica. Novas Tecnologias. Construção do conhecimento. Aprendizagem significativa
Download do artigo
Autor: João Bosco Martins


Artigos Relacionados


Corrente Alternada

Monografia / Tcc - Educação Básica: O Desinteresse Dos Alunos Pelo Ensino Formal.

Mídia Didática Para O Ensino De Física

A Importância Da Utilização Das Tecnologias De Informação E Comunicação (tics) Na Sala De Aula

O Ensino Da Geometria Em Escolas Estaduais E Municipais .

O Uso Das Tecnologias Em Projetos De Ensino-aprendizagem

A Aprendizagem E Os Seus Desafios