Qualidade x preço x prazo



Quem não quer alta qualidade, preço baixo e um prazo inacreditável? O consumidor, independente do produto ou serviço que necessite, sempre buscará por um “negócio da China”. O que ele não compreende, muitas vezes, é que a promessa de qualidade a baixo custo e prazo estreito, trata-se de um sonho impossível de se realizar.

No mercado B2B não é diferente. Empresas buscam por comunicação e produtos criativos e de qualidade, que custem pouco e sejam entregues em prazos recordes. Isso, muitas vezes, se dá devido a um planejamento mal elaborado, ou simplesmente por conta da impaciência imposta pela rotina estressante de um mercado cada vez mais exigente quanto à agilidade.

Invariavelmente, dos três itens cobiçados, sempre, sem exceções, será possível garantir apenas dois. Ou seja, quando se tem preço e prazo, a qualidade será ruim. Quando se tem prazo e qualidade, o preço será o justo. Simples de se entender, complicado de se praticar.

A qualidade requer uma série de fatores que agregam valor e elevam o preço final do que se oferece. Equipamentos e softwares de ponta, e profissionais altamente capacitados são indispensáveis, e custam caro.

Outro fator que também não se deve desprezar é o tempo, o prazo adequado. Um verdadeiro aliado para se chegar à qualidade. No ambiente criativo, o profissional precisa de um período razoável para que a criação aconteça a contento. Com pressa e prazos espremidos, esse processo fica comprometido e o resultado final, aquém das expectativas.

Esta relação, apesar de conflitante, está claramente definida. Preço, prazo e qualidade não andam juntos.

O desafio é deixar essa realidade clara para o cliente sem correr o risco de perdê-lo. E a melhor forma de fazer isso é ser transparente, honesto com os clientes. Aprender a dizer “não” também ajuda a reeducar o mercado para essa questão.

Não se render aos apelos por preços que não condizem com a qualidade exigida, faz com o que as empresas percebam a relação direta entre qualidade e valor. Da mesma forma, quando o que se pretende é qualidade, não se render à ânsia pela entrega dentro de prazos desconfortáveis e de alto risco.

Se educar é ensinar alguém a adotar um comportamento socialmente correto, no âmbito da comunicação, pode-se entender que educar é ensinar o cliente a adotar parâmetros corretos para compreender como se dá a relação Qualidade X Preço X Prazo. Esse entendimento só será possível quando os “nãos” não forem mais poupados.

A partir daí, é certo que todo o mercado B2B ganhará em qualidade e ninguém mais sairá perdendo.


Autor: Fernando Cardoso


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