Contemporaneidade: desafios da comunicação na organização x desafios da organização na comunicação
Baseado nos textos ‘Comunicação organizacional no Contexto Contemporâneo’ (1), ‘Comunicação Organizacional: processo de interação entre organização e interlocutores’ (2), e ‘Constituição do campo da comunicação das organizações: interfaces e construção de sentido’ (3) e experiência profissional seguem algumas considerações sobre a comunicação nas organizações. Os autores apresentam em seus textos abordagens diferentes e complementares sobre o tema, contribuindo para o entendimento do processo da comunicação nas organizações e para o questionamento sobre como torná-la eficiente e eficaz.
As mudanças nas relações de trabalho – valorização da informação e do trabalho intelectual – em detrimento do trabalho mecânico; a conduta transparente e a responsabilidade social que as organizações passam a adotar nesta sociedade organizada, além das novas tecnologias contribuem significativamente na forma de como a organização passa a se comunicar com os seus públicos na contemporaneidade. De acordo com a autora do primeiro texto, a comunicação tende a ganhar uma abordagem integrada, uma posição estratégica que avança de uma visão meramente informativa para uma comunicação com ênfase nos relacionamentos com os atores sociais. Acredito que este ainda é um processo lento e que são poucas as organizações que dão essa abordagem à comunicação. Percebo que, apesar das novas ferramentas de multimídia, a comunicação com o público ainda está baseada em um processo linear e unilateral, não passando de uma linguagem antiga com novas roupagens.
Acredito que este processo comunicacional ainda ‘fincado’ no modelo informacional talvez se deva a interface da comunicação organizacional com a área de administração. No entanto, o segundo texto demonstra que esta interface da comunicação com a administração traz uma contribuição interessante que é a relação de interação negociada entre os públicos, que devem ser tratados agora como interlocutores participantes e atuantes. Neste contexto, sugere-se um modelo de interação comunicacional dialógica, na qual, em um espaço comum, todos os interlocutores, incluindo a organização, têm a oportunidade de se pronunciar, superando o conhecido caráter bipolarizado da comunicação. Trazer para o centro da comunicação todos os ‘interlocutores’ ainda é um desafio dos comunicadores porque exige transparência e um livre fluxo de informação.
A comunicação deverá superar esta visão instrumental e passar a ser tratada como integrante de um processo de interação e, portanto, elemento constituinte da realidade organizacional, a partir do momento que conseguir manter a interface com outros campos de conhecimento, como a política, a teoria da linguagem e a teoria da comunicação. Este é o tema abordado no terceiro texto apresentado. A interface com outras áreas pode favorecer o desenvolvimento da concepção relacional dos processos comunicacionais, a produção de sentido e a interação negociada.
Os públicos, ou interlocutores, da organização estão cada vez mais questionadores. Empregados capacitados acompanham todo o processo que envolve seu trabalho. A sociedade contemporânea tende a valorizar não só o produto, mas a forma como ele é produzido e quais as conseqüências para o meio ambiente, por exemplo. Como se comunicar/interagir com esses interlocutores? Quais as ferramentas e as formas adequadas para este diálogo? Até que ponto as organizações estão dispostas a esta interação? Qual o ‘papel’ da comunicação neste processo? Esses são alguns dos desafios que os profissionais já enfrentam a cada dia.
Bibliografia
1 - OLIVEIRA, Ivone de L. e PAULA, Maria Aparecida de. Comunicação organizacional no Contexto Contemporâneo. In: O que é comunicação estratégica nas organizações? – São Paulo: Paulus, 2007
2 - OLIVEIRA, Ivone de L. e PAULA, Carine F.C. Comunicação Organizacional: processo de interação entre organização e interlocutores. In: Pinto, Julio e SERELLE, Márcio (orgs.). Interações Midiáticas. Belo Horizonte: Autêntica, 2006 – p.201-204
3 - OLIVEIRA, Ivone de L. Constituição do campo da comunicação das organizações: interface e construção de sentido. Texto no prelo. Belo Horizonte, 2008.