Ética e sustentabilidade ambiental



FRAZÃO, C. A. Ética e Sustentabilidade Ambiental. São Luís, 2011.

ÉTICA E SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL

 O enfoque ético, no que diz respeito à sustentabilidade ambiental, nasce de duas vontades distintas da sociedade atual, superar hábitos mantidos ao longo do tempo e construir uma nova sociedade, através da consolidação de novos costumes.

A construção de uma nova sociedade acontecerá somente quando forem superados os hábitos considerados socialmente injustos, tendo em vista o modelo econômico vigente (capitalismo), por concentrar riquezas nas mãos de poucos, favorecendo a desigualdade social e gerando pobreza; ambientalmente insustentável, por consumir de forma agressiva os recursos naturais, que são limitados.

A então considerada utopia do desenvolvimento sustentável, esta vinculado às questões sociais em dois planos, o global e o local, considerando o plano global como a sociedade de forma generalizada, que matem hábitos de consumo desordenado, gerador de toda degradação ambiental de causas não naturais; o plano local representado por uma parcela mínima da sociedade que acordou para os problemas ambientais e que tenta reverter ou minimizar esse quadro. Os dois planos repercutem de forma positiva e negativa, no plano local as ações estão sendo construídas no dia-a-dia, com o surgimento de organizações não governamentais, voluntariados, etc., no plano global, parte essa significativa que mantém padrões de vida com desejos ilimitados, que estimula o consumo e a degradação dos recursos escassos. Nessa perspectiva o mais importante não esta no pensar global, mas sim no agir local, esse pensamento ético se diverge, pois se de um lado existem pressões para que as nações abrirem suas fronteiras, compartilharem suas economias, por outro existe um fechamento de portas quando o assunto é acordos ambientais.

Enquanto uma minoria tenta influenciar e mudar uma maioria, não tentando impor suas idéias, mas partindo com suas próprias iniciativas rumo ao desenvolvimento sustentável.

Podendo afirmar que esse plano minoritário representado por um setor da sociedade, determinado 3º setor (ONGs, Associações...), partindo do principio de que esse setor da sociedade não surgiu apenas para suprir uma lacuna do 1º setor (governo), mas sim porque a sociedade civil viu-se na necessidade de se reunir para cobrar do 1º setor o que lhe é de direito, como um ambiente limpo e equilibrado.

Só vai ser possível consolidar o desejo do plano local, se a sociedade começar a mudar seus hábitos e construir novos costumes, assim alcançará o tão sonhado desenvolvimento sustentável.

REFERENCIA:

SIQUEIRA, J. C. Ética e sustentabilidade ambiental. Rio de Janeiro: PUC-Rio, 2009.


Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


A Petrobras E O Desafio Da Sustentabilidade Ambiental

Bioconstrução: Um Contexto De Sustentabilidade Na Habitação

Projeto Currículo Global Para A Sustentabilidade: Uma Semente Plantada Na Educação Por Um Mundo Melhor

Programa De EducaÇÃo Ambiental (pea)

Educação Ambiental

Assessoria E Consultoria Em Educação Ambiental

A InterrelaÇÃo Entre A GestÃo Ambiental E A GestÃo Educacional Na Contemporaneidade