Plano de ação de melhoria de desempenhoe redução da evasão escolar
“A incompreensão do presente nasce fatalmente da ignorância do passado. Mas talvez não seja mais sutil esforçarmo-nos por compreender o passado, se nada sabemos do presente”
Bloch, 1965 p.42
A escola atual deve ser formada com alunos, professores, funcionários e gestores participativos e partilhadores.
Para alcançarmos o objetivo traçado precisamos desenvolver algumas competências, tais como:
- O desenvolvimento do conhecimento relativo ao uso da escrita alfabética (com práticas de leitura e reflexão linguística), da Educação Infantil até o Programa de Educação de Jovens e Adultos .
- O desenvolvimento das práticas de leitura e escrita que desenvolvam a reflexão e a imaginação criativa, o aluno deve ser capaz de brincar com as palavras fazendo análise simples e cotidiana dos diferentes tipos de textos (prosa, verso etc.)
- A organização de trabalhos coletivos que envolvam vontade de criar, vontade de produzir, vontade de fazer juntos (tal como um livro sobre a escola, feito pelos alunos juntamente com os professores, os funcionários, os gestores e a comunidade).
- Propiciar aos envolvidos no processo educacional o acesso ao conhecimento cultural e o acesso ao conhecimento científico por meio de visitas às exposições, idas aos museus, teatros, cinemas, lançamentos de livros e tentar a reprodução de tais eventos dentro do ambiente escolar.
- Realizar continuamente a sondagem na aprendizagem dos alunos e oferecer reforço para as atividades de leitura e interpretação.
- Garantir o acesso à escola de toda a comunidade escolar, buscar juntamente com essa comunidade a solução dos problemas existentes e vindouros.
- Democratizar o ambiente escolar, fazendo parte desse processo os alunos, os responsáveis, os funcionários, os professores e principalmente os gestores.
- Analisar a necessidade da intervenção do Conselho Tutelar (somente quando todas as soluções possíveis para sanar os problemas foram tentadas).
- Cuidar da escola fisicamente com ações preventivas e de manutenção:
a) Manter o mobiliário em boas e seguras condições de uso.
b) Manter a rede elétrica em funcionamento adequado ás necessidades de um ambiente educacional.
c) Manter o abastecimento de àgua, na proporção em que isso pode ser resolvido no âmbito escolar.
d) Zelar pela higiene de todo o ambiente escolar, inclusive estimulando hábitos de higiene num ambiente higiênico.
e) Suprir a escola, alunos e professores dos materiais necessários para o desenvolvimento efetivo das suas funções, por meio da administração das verbas do SDP e do PDDE.
Em suma, realizar o trabalho com gosto, seriedade e compromisso, lembrando sempre que todos produzem melhor quando se sentem felizes.
Autor:
Artigos Relacionados
Gestão E Equipe Escolar
Bullying Respeite As DiferenÇas!.
A Escrita E O Fracasso Escolar
As Expectativas Dos Alunos Da EducaÇÃo De Jovens E Adultos Quanto A GestÃo Escolar
Escola De Gestores
“deletando Do Chato, Salvando O Significativo.”
GestÃo De Produtos: Tecnologia Na Escola