Alfabetização de crianças de baixa renda no ensino fundamental



Etiêne Maria Barbosa dos Santos

Resumo:  A alfabetização é um processo contínuo de construção da leitura e escrita, pelas crianças, que não começa na classe de alfabetização propriamente dita, mas sim desde as suas primeiras relações com mundo. A alfabetização é um processo de leitura de mundo, de representação deste mundo por parte da criança, que vai interagindo com o seu conhecimento adquirido, com as experiências vividas e as oportunidades e sistematizações de leitura e escrita que a escola proporciona.

É na classe de alfabetização que todo esse conhecimento é sistematizado e é muito importante que a criança vivencie desde cedo hábitos de leituras, com diferentes tipos de linguagem (livros, revistas, jornais, receitas, gibis, etc.) para compreender melhor as funções da escrita.

Entende-se que a alfabetização é mais que o domínio mecânico de técnicas de escrever e ler, com memorização de sentenças, de palavras e de sílabas, é fundamental a incorporação desses elementos e acredita-se que a criança só poderá realizá-la na medida em que o processo de aprendizagem tenha um ponto de partida a sua realidade existencial e a valorização da sua capacidade individual. Principalmente, tratando-se de crianças de famílias de baixa renda que não têm o hábito de ler, portanto, não demonstram bom desempenho no que escrevem, devido a sua baixa condição sócio-cultural. Dessa maneira, é necessário que a criança tenha condições de ampliar suas formas de expressão e comunicação.

É por isso que o trabalho de produção de texto é tão enfatizado. A criança explora a linguagem oral e desenvolvendo a expressão verbal, registra suas idéias possibilitando a leitura por outros leitores e trabalha sua produção, o próprio texto, em diferentes contextos, como instrumento alfabetizador. 

Palavras-chave: língua portuguesa, cultura, variação linguística.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Letramento E AlfabetizaÇÃo

A FormaÇÃo De Leitores Na AlfabetizaÇÃo Na Escola Estadual Argemiro Rodrigues Pimentel

Saber Criativo-softaware Para Alfabetização Visando Uma Educação Inclusiva

Aprendizado Da Língua Escrita E Desenvolvimento Do Pensamento Da Criança

Transtorno De Déficit De Atenção / Hiperatividade: Reflexos Na Alfabetização

Os Fundamentos Da Prática De Ensino Da Alfabetização E Do Letramento Para Crianças De Seis Anos

A Leitura Na Prática Escolar