Comportamento do consumidor diante de novos empreendimentos no município de Porto Velho - RO



COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR DIANTE DE NOVOS EMPREENDIMENTOS NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO/RO[1] 

Eliane Miranda de Souza[2] 

RESUMO: Esta pesquisa teve como objetivo identificar as principais alterações no comportamento do consumidor de Porto Velho-RO, com a vinda de novos empreendimentos varejistas. Foi utilizada como base a Teoria do Comportamento do Consumidor em suas principais dimensões psicanalítica, social, antropológica e cognitiva, e no que se refere aos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos, demonstra que os mais relevantes na influência do comportamento dos consumidores, que frequentam o estabelecimento, estão entre culturais, pessoais e sociais. A pesquisa utilizou como fonte de informação os consumidores que frequentam um grande estabelecimento varejista, em funcionamento a cerca de um ano. Para alcançar o objetivo da pesquisa foi selecionada uma amostra probabilística e questionários estruturados, com perguntas fechadas tipo formulário, para 293 consumidores. Os resultados contribuíram para conhecer as alterações comportamentais dos consumidores do município de Porto Velho-RO, frequentadores do estabelecimento. 

PALAVRAS-CHAVE: Comportamento do Consumidor; Cultura; Influência; Consumo. 

1 INTRODUÇÃO 

O consumidor é passível de mutações constantes e inúmeras situações que influenciam seu comportamento, que se altera de acordo com as variações no meio onde vive, em particular, no seu ambiente de consumo.

Este artigo foi fundamentado numa pesquisa exploratória e qualitativa que consiste em analisar os fatores que alteram o comportamento dos consumidores, após os novos empreendimentos relevantes implantados em 2008 no Município de Porto Velho voltados para o consumidor final.

Esta pesquisa está baseada em abordagens distintas do comportamento do consumidor, trazida por autores de referência, apresentando conceitos que buscam pontos comuns entre a fundamentação teórica referente aos fatores culturais, sociais, pessoais e psicológicos (SAMARA e MORSCH, 2005; PINHEIRO et al, 2006; KOTLER e ARMSTRONG, 2003), as respectivas teorias do comportamento, psicanalítica, social, antropológica e cognitiva, bem como os fatores influenciadores do comportamento do consumidor que são: variáveis culturais e sues fatores (culturas, subculturas, classe sociais); variáveis sociais e seus fatores (grupo de referência, famílias, papéis e posição social; variáveis pessoais e seus fatores (idade e estágio de ciclo de vida, ocupação, condições econômica, estilo de vida, personalidade e auto conceito); e variáveis psicológicas com seus fatores (motivação, percepção, aprendizagem, crenças e atitudes).

O problema de pesquisa proposto foi: quais as principais alterações no comportamento dos consumidores de Porto Velho com a instalação de novos empreendimentos iniciados em 2008?

O objetivo desta pesquisa está centrado no estudo dos fatores influenciadores no comportamento do consumidor diante dos novos empreendimentos de varejo no comércio local, para tanto, foi utilizado como referência a Teoria do Comportamento do Consumidor.

Como objetivos específicos, a pesquisa se preocupou: comparar o perfil dos consumidores pesquisados e as principais alterações nos comportamentos identificadas; analisar quais os principais fatores que contribuíram no comportamento do consumidor; compreender os fatores que mais influenciam no comportamento do consumidor.

Na pesquisa foi elaborado um questionário estruturado em forma de formulário, que foram apresentados aos consumidores que freqüentam o empreendimento, em diversos locais da cidade de Porto Velho.

A opção pelo tema se justifica pelo fato do número de empreendimentos que vem se instalandoem Porto Velho, tornando interessante analisar como o consumidor se comporta nesse processo de transição e de desenvolvimento que vem acontecendo a alguns anos, tanto em infra-estrutura quanto em crescimento econômico.

A pesquisa descreveu os motivos que vêm alterando o comportamento dos consumidores pesquisados, em especial motivados pelos seguintes fatores: restrição orçamentária, indução da família, pressão do ambiente de convivência, desejo do consumidor, e outras motivações.

Conhecer as alterações no comportamento de consumidores é uma tarefa fundamental para os profissionais da área de administração, pois fornece elementos importantes no estabelecimento de estratégias de marketing de acordo com os resultados apontados pela pesquisa acerca das alterações comportamentais.

Em torno desses aspectos Samara e Morsch (2005) afirmam que a compreensão acerca do consumidor é uma função essencial do marketing, para que as organizações econômicas possam cumprir seus objetivos de desenvolvimento, produção e colocação no mercado de bens e serviços apropriados e capazes de satisfazer as necessidades e os desejos dos consumidores, contribuindo efetivamente para o sucesso do negocio empresarial.

Pesquisas cujos objetivos sejam conhecer profundamente o comportamento das pessoas, suas necessidades, desejos e motivações estão estritamente ligadas à área de marketing, sendo a linha de pesquisa neste artigo.

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Autor: Eliane Miranda De Souza


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