Portal do professor: breves considerações quanto a sua usabilidade



PORTAL DO PROFESSOR:

BREVES CONSIDERAÇÕES QUANTO A SUA USABILIDADE

 

Paula Patrícia Santos Oliveira Santana

Um Portal Educacional é uma interface pedagógica virtual que se preocupa especificamente com a motivação do usuário durante o processo de ensino e aprendizagem. Em tela, teceremos breves considerações quanto a Usabilidade exercida no Portal do Professor/Espaço de Aula - "um ambiente virtual com recursos educacionais que facilitam e dinamizam o trabalho dos professores” (MEC).

No Portal do Professor, de acordo com nossa análise, evidenciaram-se os seguintes aspectos:

I - ATRATIVIDADE (ENGAGING) – de forma lúdica e dinâmica, o portal apresenta um design gráfico autoexplicativo e com aspectos visuais agradável. Capta a atenção do usuário ao sugerir práticas docentes, de acordo com o currículo de cada disciplina, disponibilizando recursos como vídeos, fotos, mapas, áudio, textos, e-books, entre outros.

II - EFICÁCIA (EFFECTIVE) – A totalidade de sua eficiência, de forma correta e precisa, nos permite considerar que os objetivos e metas do portal são alcançados.

III - EFICIÊNCIA (EFFICIENT) – com poucos cliques em links e/ou digitando palavras-chave, o usuário tem à disposição uma gama de sugestões de práticas docentes.

IV - TOLERÂNCIA A ERROS (ERROR TOLERANT) – prevendo os erros que poderão ser cometidos pelo usuário, durante sua interação, e disponibiliza atalhos para retornar ou desfazer a ação e corrigir o problema.

V - FACILIDADE DE USO (EASY TO USE) - à medida que explora o ambiente, o usuário tem garantido a facilidade de acesso, bem como a navegação através de links, hiperlinks e hipertextos, garantindo o feedback e a realização satisfatória das tarefas determinadas no portal.

Com uma linguagem simples e objetiva e um design institucional de fácil ergonomia cognitiva, o portal apresenta os cinco pontos (Five Es) que permitem ligação direta entre a usabilidade e o diálogo do usuário com a interface de um sistema de software. Além de se preocupar com a atualização periódica de conteúdo e com a garantia da qualidade dos mesmos, exercendo a credibilidade e confiança em relação ao portal.

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

DIAS, Cláudia. Usabilidade na Web: criando portais mais acessíveis. 1. ed. Rio de Janeiro, Alta Books, 2003.

FERNANDEZ, Amyris. ROI de usabilidade: todo cuidado é pouco. Rio de Janeiro: Web Insider, 2005. Disponível em http://webinsider.uol.com.br/vernoticia.php/id/2426 Acesso em 28/10/201.

KRUG, Steve. Não me faça pensar. 1. ed. São Paulo: Market Books, 2001.

NIELSEN, Jakob; TAHIR, Marie. Homepage usabilidade: 50 websites desconstruídos. 1. ed. Rio de Janeiro: Campus, 2002.

VERSUTI, Andrea – explanação nas aulas de Design de material e Conteúdo na Pós-Graduação Docência e Tutoria em EaD/ Universidade Tiradentes. Aracaju/Sergipe.


Autor: Paula Patrícia Santos Oliveira


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