Desafio do lixo



Década a década o homem abusou sem qualquer piedade dos recursos naturais que hoje estão cada vez mais escassos. Muitos encontram na globalização um ótimo argumento para responder por que o meio ambiente está tão degradado. Muitos afirmam que para haver desenvolvimento há a necessidade de degradar o meio ambiente. Contudo, hoje não existe mais espaço para apontar culpados, pois o mal já está feito. Este é o momento em que devemos alertar a comunidade mundial para reagir a esta situação que no futuro próximo poderá ser irreversível.

Diante disso surge uma problemática que gira em torno do alto volume de resíduos que a população injeta no meio ambiente. Um dos mais graves problemas que afetam o meio ambiente diz respeito ao não destino correto dos resíduos produzidos pela população. Estima-se que 35% dos resíduos que são coletados poderiam ser reciclados; outros 35% poderiam tornar-se orgânicos. Porém, apenas uma pequena parte do que é coletado é descartado corretamente em aterros o resto, acaba sendo depositada sem tratamento em lixões.

Mas nem todo o lixo produzido é coletado, uma parte do que é produzido acaba indo parar no ambiente gerando um forte odor, poluindo rios, sujando encostas, entulhando esgotos enfim emporcalhando matas, água e vias públicas.

Em pesquisa realizada recentemente pela Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (Abrelpe) aponta que 20 mil toneladas de lixo não são coletados por dia. 

Hoje o acúmulo de lixo é enorme devido à larga escala de produção de resíduos. Esse acúmulo provoca um grande impacto ambiental comprometendo a fauna e a flora, mas não é somente isso, os dejetos produzem inconvenientes à sociedade como: presença de insetos; com a decomposição o cheiro desagradável assim como um líquido chamado de Chorume que muitas vezes é absorvido pelo solo atingindo o lençol freático tornando-o contaminado; com o contato pessoa solo contaminado origina-se diversos tipos de doenças; deslizamento de encostas; acentua o problema de enchentes; devastação da paisagem etc.

Nas grandes cidades o problema poderia ser ainda maior senão fosse os catadores de lixo assim chamados de ‘heróis’. Grande parte dos resíduos coletados e que vão para reciclagem partem das coletas diárias desses cidadãos que em grande número são rejeitados pela sociedade. Com isso surge uma grande problemática que é a falta de cuidado que os mesmos têm na coleta que enfrentam situações precárias para coleta (sem proteção alguma para a coleta).

Precisamos o mais rápido possível nos conscientizar em prol desse assunto tão importante para a sociedade. Precisamos incentivar a separação correta dos resíduos, criação e investimento por parte do governo e entidades privadas de usinas de reciclagem que acima de tudo além de colaborar com o meio ambiente acarretará em geração de renda a muitos que necessitam. Sempre lembrando que o mal que fizemos hoje terá conseqüências piores a nossos descendentes no futuro. A hora da mudança já chegou deve partir dia a dia de todos nós.


Autor: Cristiano Tiago Martinelli


Artigos Relacionados


O Lixo-origem E Destino: Uma Abordagem A Ser Aplicado Aos Alunos Do Ensino Fundamental.

Lixo Eletrônico: O Preço Do Avanço Tecnológico.

O Que Fazer Com O Lixo Hospitalar?

Qual E O Futuro Do Nosso Lixo?

Cores Para Identificar Os Tipos De Lixo

Situação Atual Da Coleta E Reciclagem De Lixo Em Belo Horizonte

Reciclagem E Descarte De Materiais: Como Fazer?