A gestão educacional e a organização aprendente



INTRODUÇÃO 

O desenvolvimento tecnológico e as mudanças estruturais na sociedade pós-moderna impõem a necessidade de mudança nas organizações educacionais. 

Esta é, sem dúvida, uma tarefa por demais exigente e complexa e, neste ínterim, apresentam-se, à gestão escolar, algumas indagações: Que ações devem ser implementadas para mudar e se atualizar para os tempos atuais? Qual o modelo de gestão preponderante em nossas organizações escolares? Se todo processo de mudança traz consigo risco e incertezas, não seria mais sensato permanecer no imobilismo institucional? A gestão escolar tem a necessidade de refletir sobre sua própria prática? É possível para a gestão escolar instaurar um processo coletivo de permanente aprendizado? 

Ampliar o estudo sobre a gestão escolar e seus processos internos assume relevância frente ao novo contexto sócio-político-econômico. Buscar caminhos razoáveis para a configuração de escolas melhores passa pela visão ideológica dos gestores escolares. Superar a visão tecnicista-industrial por uma visão de sustentabilidade e solidariedade é o grande repto. Quiçá essa possibilidade seja premissa para a melhoria de nossas instituições escolares.

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Autor: Evandro Marcon


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