Afetos e desafetos: a relação professor-aluno no contexto escolar e sua influência na aprendizagem



A escola e os docentes, preocupados em formar cidadãos capacitados para o ambiente socioeconômico-cultural, muitas vezes acabam esquecendo que a criança é um ser integral constituída de aspectos cognitivo, social e afetivo. A afetividade, em sua maioria, está associada a apreensão e construção de conhecimentos, pois a aprendizagem e a afetividade são processos vinculados. Entretanto, muitos professores, sabendo da importância dos aspectos afetivos em sala de aula, preferem manter-se distantes dessa relação, por anseio de que a mesma possa atrapalhar negativamente a disciplina e a ordem em classe. Nessa perspectiva, este artigo tenta compreender a relação professor-aluno no contexto escolar. Para tanto, foram observadas algumas pedagogas em seu ambiente de trabalho. Para análise e enriquecimento dessa pesquisa foi tomado como base teorias de alguns estudiosos como Piaget, Vigotsky e Wallon.
Palavras-chave: Afetividade; Sala de aula; Professor-aluno; Aprendizagem.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


A RelaÇÃo Da Afetividade E O Processo De Ensinoe Aprendizagem

''a Importância Do Relacionamento Entre Professor E Aluno No Processo De Aprendizagem''

A Aprendizagem E Os Seus Desafios

Relação Professor-aluno Na Sala De Aula

Práticas De Relacionamento Em Sala De Aula

Afetividade E A Contribuição Da Psicopedagogia No Processo Ensino-aprendizagem

Escola X Família No Contexto Escolar