Emprego de geotecnologias na expressão cartográfica do bairro novo horizonte, Patos - PB



O objetivo deste trabalho é gerar o mapeamento do bairro Novo Horizonte, Patos – PB, no Sistema de Informações Geográficas Idrisi V.14.0, empregando-se imagem do satélite GeoEye disponibilizado pelo Google Earth. Esta tarefa gerou as poligonais e contornos dos quarteirões, associando-se o eixo principal de ruas. Os procedimentos adotados permitiram empregar a imagem georreferenciada GeoEye à vetorização de polígonos, contornos e pontos, em monitor. Ademais, permitiu-se o mapeamento da vegetação remanescente da área de pesquisa, aspecto relevante no planejamento de áreas urbanas. Verificou-se que a aplicação de geotecnologias no planejamento urbano do bairro Novo Horizonte permitiu gerar um banco de dados geoespaciais útil para o planejamento de áreas urbanas com redução de custos operacionais da gestão espacial. 

O ambiente urbano é um cenário de tensões e diversidades, tornando-se um ambiente frágil, que promove grandes mudanças em pequenos espaços de tempo, de forma descontrolada, que na maioria das vezes, a esfera governamental não impõe a sua obrigação por zelar pelo planejamento racional do município. O desenvolvimento ordenado de um município tem se constituído de importante desafio para os gestores públicos, devido à crescente demanda populacional nos municípios que não possuem estrutura habitacional suficiente.

 Diante da desordem espacial do município, há a necessidade de minimizar os conflitos gerados de forma que ocorra a proteção dos recursos naturais e que não impeça ao crescimento urbano. O município deve repensar o seu papel frente às necessidades do ambiente urbano e sua relação sociedade natureza. Pois é desta forma, que o principal objetivo poderá ser alcançado: a melhoria na qualidade de vida da população.

A realidade, entretanto, está na falta de conhecimento por parte dos administradores públicos de como gerir o crescimento urbano empregando ferramentas modernas que permitam o planejamento municipal eficiente associado à redução de custos operacionais. Neste contexto o emprego de sistemas de Informações Geográficas associados com imagens espaciais constitui uma tomada de decisão importante no planejamento urbano municipal, com redução de tempo e dos custos na sua gestão espacial.

Diante do exposto, este artigo pretende mostrar a importância de se aplicar o geoprocessamento como instrumento estratégico disponibilizando informações confiáveis e precisas, capazes de auxiliar os gestores públicos nas tomadas de decisão e no cumprimento de metas à gestação espacial da área urbana municipal.

Esta pesquisa objetiva investigar a aplicação das geotecnologias na gestão espacial do bairro Nono Horizonte, Município de Patos – PB. 

Download do artigo
Autor: Alexandre Alves De Araújo


Artigos Relacionados


As Desigualdade Sócio-espacial De Alcântaras: Um Bairro Do Centro E Outro Periférico( Bairro Santo Antônio)

Utilização De Geoprocessamento Para Localização De áreas Para Aterro Sanitário No Município De Lagoa Santa – Mg

Espaço Urbano: As Questões E As Dinâmicas Urbanas Da Bahia¹

Lei Orgânica De Bom Jardim - Maranhão

Código Sanitário Do Município De Água Boa - Mt

Componenetes Do Planejamento

Escola Integrada E PolÍticas PÚblicas