Vivenciando o cuidar da criança hospitalizada em uma brinquedoteca: relato de experiência



Autoras: RUFINO, Silmara Moreira Alves; SANTOS, Jéssika Sousa, RICHETTO, Aline Maciel.

Introdução. Relato de experiência realizado a partir da vivência de discentes do sexto semestre do curso graduação em enfermagem, durante o ensino clínico em saúde da criança. No transcorrer das atividades, vivenciou se a importância da brinquedoteca para o cuidar da criança e sua família durante o processo de hospitalização, uma vez que este é um espaço preparado para estimular a criança a brincar. A hospitalização é uma experiência potencialmente traumática para qualquer pessoa, sendo ela adulta ou criança. As conseqüências psíquicas e físicas decorrentes podem comprometer o processo do desenvolvimento. Neste contexto, se traz o brincar enquanto instrumento do cuidar, capaz de minimizar essa condição da vida infantil. A brincadeira não deve ser eliminada quando as crianças adoecem ou são hospitalizadas, pois é brincando que a criança consegue sentir-se mais segura em um ambiente estranho e com pessoas desconhecidas. Ao trabalhar com modalidades expressivas e inventivas de seu cotidiano, a criança experimenta um processo de organização do real e de sua criação, implicando na transformação de significados importantes. Objetivo. Relatar a experiência do cuidar em uma brinquedoteca durante o estágio supervisionado em saúde da criança. Metodologia. Trata-se de um estudo descritivo, no qual se procura relatar a experiência de alunas de graduação em enfermagem durante o ensino clínico em saúde da criança, que aconteceu em um hospital municipal, localizado na zona leste da cidade de São Paulo. Ao longo dessa vivência pudemos interagir com a criança por meio de jogos, brincadeiras, teatro e rodas de leitura, observando outras formas de cuidar. Destaca-se que o espaço também é utilizado pelos acompanhantes, que aproveitaram o momento para interagir com as crianças, aliviando a tensão e ansiedade. Resultados e Considerações Finais. Percebeu-se que a importância da brinquedoteca no hospital é fundamental não só para a criança e sua família, mas também para os profissionais da saúde, em especial para a equipe de enfermagem, pois quando as crianças participam das atividades no local, permanecem calmas e tranqüilas, se esquecendo do processo da doença e reagindo melhor ao tratamento, tornando eficazes os procedimentos oferecidos. Através desta experiência, pode-se prestar um cuidado individual, de forma mais atenta e humana, centrado na criança e família conhecendo melhor suas necessidades e perceber a brinquedoteca como um importante espaço para atuação da enfermagem.

 

 

Referência:

Schmitz SM, Piccoli M, Viera CS. A utilização do brinquedo terapêutico na visita pré-operatória de enfermagem à criança. Revista Eletrônica de Enfermagem [Internet]. 2003 [citado em 2009 fev.26];5(2):14-23. Disponível em: http://www.fen.ufg.br/revista/revista5_2/pdf/brinquedo.pdf

 

1 Discentes do Curso de Graduação em Enfermagem da Faculdade Santa Marcelina Unidade de Ensino Itaquera.

2 Enfermeira. Mestre em Enfermagem Pediátrica pela Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo (EEUSP). Especialista em Educação e Formaçãoem Saúde. Docente da disciplina de Saúde da Criança e do Adolescente na Faculdade Santa Marcelina Unidade de Ensino Itaquera (FASM). Membro do Núcleo de Ensino, Pesquisa e Extensão em Saúde do Neonato, da Criança e do Adolescente (NEPESC).

 

 


Autor: Silmara M A Rufino


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