Ação educativa com enfoque na prevenção do pé diabético: um relato de experiência



Autoras: Francisca Girlene Lima de Souza, Jessika Sousa Santos, Zenaide Neto Aguiar - Enfermeira, Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade de São Paulo. Educadora em Saúde Pública da Prefeitura Municipal de São Paulo, Coordenadoria de Saúde Regional leste. Docente da área de saúde coletiva da FASM, São Paulo, Brasil.

Este estudo teve como objetivo relatar a experiência vivenciada por discentes do sexto semestre da graduação em Enfermagem, na realização de uma ação educativa desenvolvida em Saúde da Família na UBS do CDHU/Palanque situada na região leste da cidade de São Paulo, com homens e mulheres portadores de diabetes mellitus convidados pelas agentes comunitárias de saúde a participarem de uma oficina educativa para discussão do tema “viver saudável e os cuidados com os pés para prevenção de agravos”.
Palavras-chaves: ação educativa, pés e diabetes mellittus.

Abstract
This study it had as objective to tell the experience lived deeply for learning of the sixth semester of the graduation in Nursing, in the accomplishment of an educative action developed in Health of the Family in the UBS of the situated CDHU/Palanque in the region east of the city of Are Pablo, with carrying men and women of diabetes mellitus invited by the communitarian agents of health to participate of an educative workshop for quarrel of the subject “to live healthful and the cares with the feet for prevention of agravos”.
Key words: educative action, feet and diabetes mellittus.

Introdução: Trata-se de um relato de experiência de ação educativa realizada com pacientes portadores de diabetes mellitus (DM) durante ensino clínico em saúde da família, no período de abril a maio de 2009, na perspectiva de orientar sobre os cuidados para melhor qualidade de vida e, especificamente, os cuidados com os pés, para a profilaxia de complicações, como o “pé diabético”. O “pé diabético” é uma síndrome resultante de fatores sistêmicos relacionados ao diabetes, tais como: angiopatia, neuropatia diabética e infecção.  Essa síndrome caracteriza-se por lesões que incluem desde alterações isquêmicas subclínicas, até necrose tissular progressiva, freqüentemente associada à infecção, podendo evoluir para amputação (ABBOTT 2007).Objetivo: Relatar a experiência vivenciada como discentes do sexto semestre da graduação em enfermagem na realização de uma ação educativa. Metodologia: A ação educativa foi desenvolvida em saúde da família na UBS do CDHU/Palanque situada na região leste da cidade de São Paulo com homens e mulheres portadoras de diabetes mellitus convidadas pelas agentes comunitárias de saúde para participarem de uma oficina educativa para discussão do tema “viver saudável e os cuidados com os pés para prevenção de agravos”. Optamos pela realização de uma oficina educativa, que de acordo com Chiesa e Veríssimo (2001) é uma estratégia utilizada com a finalidade emancipatória e crítica que busca resgatar a espontaneidade e promover a participação e interação grupal. A ação educativa se deu por meio de algumas etapas: a) realização de uma dinâmica de apresentação e integração com o objetivo de trazer os aspectos afetivos da vivência dos participantes; b) uma segunda dinâmica com vistas a resgatar os sentimentos dos participantes em relação à sua história de vida e vivência com a doença “diabetes mellitus”; c) uma abordagem com exposição dialogada utilizando-se recursos audiovisuais e com troca de conhecimentos; d) realização de hidratação e massagem dos pés e corte de unhas (com a participação de uma podóloga convidada) proporcionando auto-estima e valorização pessoal; e) distribuição de panfletos educativos e cremes para continuidade dos cuidados com os pés em casa. Resultados: Os participantes avaliaram a oficina como muito bom (95,0%) e bom (5,0%). No final avaliaram com uma palavra, destacando: queremos mais, foi muito bom, adoramos. Após a atividade demonstraram mais interesse e adesão nas ações oferecidas pela unidade. Conclusão: Considera-se fundamental a assistência integral e a educação em saúde aos pacientes portadores de diabetes, contribuindo com o fortalecimento da autonomia, o autocuidado e a prevenção de agravos, inclusive do pé diabético. Foi uma experiência gratificante, proporcionando-nos aprendizagem e crescimento profissional.

Referências:

Costa AA, Neto JSDA. Manual de Diabetes. Educação, Alimentação, Medicamentos, Atividades Físicas. 4. ed. ampl São Paulo: Sarvier, 2004. p. 172-175.

Jorge AS, Dantas SREP. Abordagem Multiprofissional do Tratamento de Feridas. São Paulo: Atheneu, 2003. p. 279-285.

Loiola LVD, Schmid H. Enciclopédia da Saúde. Rio de Janeiro: Medsi, 2002. p. 577-592.

Chiesa AM, Veríssimo MDLOR. A educação em saúde na prática do PSF. Manual de Enfermagem. In: Instituto Para o Desenvolvimento Da Saúde. Universidade De São Paulo. Ministério Da Saúde. Manual de Enfermagem. Brasília, 2001.

Monetta L. Pé Diabético. Feridas Crônicas e Agudas. São Paulo: RTM Ltda, 2007. 10055748 IRX Pocket Feridas/ 08-12. p. 23.

 

 


Autor: Silmara M A Rufino


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