Estudo de caso “Jonas” : contribuição psicopedagógica diante da epistemologia genética, neuropsicologia e psicanálise para a instituição escolar



INTRODUÇÃO 

O fracasso escolar é hoje um grande problema para o sistema educacional. Muitas vezes, para se livrar da responsabilidade deste fracasso, busca-se um culpado; alguém que possa assumir sozinho esta situação, pois a cada ano o fracasso escolar aumenta ao mesmo tempo em que as discussões entre educadores se ampliam, na tentativa de solucionar o problema. Os dados estatísticos revelam a trágica realidade de que as crianças matriculadas na primeira série em sua maioria são reprovadas.

Entretanto, a busca de resultados significativos, que provoquem uma diferença na forma prática dessa aprendizagem a fim de que o leitor encontre subsídios para que o educando encontre dentro da sua entidade escolar; é um processo que deve ser criativo e prazerosa, ter valor e significado para os alunos no hoje e que ainda deverá abrir portas para que estes encontrem o caminho seguro de sequenciar tal processo de acordo com a realidade que lhe será imposta, com base para atuar sobre esta mesma realidade como um ser político e transformador.

Buscando conhecer mais sobre Dificuldades de Aprendizagem,  é que se justifica esse trabalho. Esta pesquisa visa identificar o comportamento do aluno  “Jonas” analisado no estudo de caso (texto em anexo).

Este trabalho tem como objetivo discutir o processo de inclusão do referido aluno o qual manifesta  necessidades especiais de compreender, as representações sociais  e não consegue ler e escrever de acordo com o esperado, sobre tudo de sua dificuldade para lidar com a realidade, aliada aos transtornos de saúde afetando seu desenvolvimento cognitivo e emocional interferindo diretamente em seu desempenho escolar .

Download do artigo
Autor: Alminda Terezinha Gonçalves Sabino


Artigos Relacionados


O Fracasso Escolar No Sistema De Ciclos

O Adolescente Infrator E O Fracasso Escolar

Escola X Família No Contexto Escolar

Avaliação Da Aprendizagem Escolar Abordando Leitura E Escrita

A Inclusão Das Crianças Surdocego No Ambiente Escolar

As Dificuldades De Aprendizagem E A Necessidade De Adaptações Do Currículo Escolar

O Coletivo Escolar E Responsabilidade Da Educação: Da Escola, Da Família Ou Ambos?