Biologia crítica e reflexiva para formação de um cidadão consciente
Tema: A genética
Aqui vai a proposta para uma nova maneira de trabalhar em biologia e dos próprios didáticos de biologia deveria ser reestruturados para atingir a formação de um cidadão consciente e a alfabetização científica.
Deve lembrar que o professor na maior parte das vezes utiliza o livro didático como base e isso reflete na maneira que ensina e vê o conhecimento e vai passar isso para seus alunos.
Uma exposição crítica na medida em que expresse um conhecimento verdadeiro como expressão pensada na realidade “( Leckesi ,1990)
Deficiências incuráveis com a heterocromia ocular com o cultivo de tecidos.
Na depedência do álcool , há gerações de famílias com o mesmo mal.Há por trás disso ,uma tendência genética .
Na Natureza há uma imensa biodiversidade , seja o vírus da influenza a bactéria , responsável pela tuberculose, a barata e até o homem.
Mas algo em comum em todos a presença do código genético .
O homem em si mostra a imensa pluralidade étinica no Brasil , tem –se negros ,ulatos e amarelos . Todos são seres humanos .
De onde vêm essa riqueza? Do código genético.
Ao comer uma fruta ,sente –se o gosto azedo, ao ver as estrelas , ou quando o condor voa por cima da Cordilheira dos Andes.
Como é que de uma única célula- ovo surge a imensa diversidade das células , dos tecidos , dos órgãos.A resposta está escrita no código genético.
A imensa beleza de um lago com seus peixes ,corais , ostras e tubarão. Está atrás dessa imensa beleza a genética .
Apenas um cromossomo a mais no par leva a Sindrome de Down.Por trás da hemofilia a um gene .
Na depedência do álcool , há gerações de famílias com o mesmo mal.Há por trás disso uma tendência genética.
O ensino de genética apresenta dificuldades principalmente o conteúdo que até entre professores da disciplina o acham muito abstrato e distante da realidade do jovem.
O que não é verdade o problema não é o conteúdo mas sim a forma que é trazido em aula ,sempre de forma abstrata.
Ao contrário disso é bem visível na realidade.Não é de hoje que se percebe que há alguma coisa governava a natureza.
“ Filho de gato tem cara de gato! Porque é assim?
Isso é tão óbvio , tão evidente , que a gente nem para pensar.
Lógico! Gato só se reproduz com a gata.
Por que não se reproduz com coelhos ou com outra espécie de animal?
Mistérios e mais mistérios ...
Mistérios que a genética explica ... e deixa tudo mais fácil de ser entendido ?”(Lawrence,2000)
Esse mistério desperta a curiosidade de todos , não só dos jovens, mas com os homens do passado.
Até meados do século XVIII, na se sabia d papel da mulher na reprodução , infelizmente que até hoje muitos não reconhecem o papel da mulher . “ É antiga ,por exemplo, a falsa noção de que a vida estaria contida apenas na ‘semente ‘ do pai , ou seja n seu líquido reprodutivo ; a mãe não passaria de um micro receptáculo incubador , que protegeria e nutria a futura criança sem a participação na sua formação (Sasson,1991)
Como a questão da mulher ser a culpada do sexo do bebê com muitos ainda em acreditar na sociedade ocidental.
Há detalhes como o nariz ser pequeno ou grande.Por trás disso está a genética.
Assim para construir um ensino consciente tem que refletir do dia-a-dia , lembrar como foi construído no passado.
Biologia Crítica e reflexiva para formação de um cidadão consciente
Tema: A genética
Introdução
Aqui vai a proposta para uma nova maneira de trabalhar em biologia e dos próprios didáticos de biologia deveria ser reestruturados para atingir a formação de um cidadão consciente e a alfabetização científica.
Deve lembrar que o professor na maior parte das vezes utiliza o livro didático como base e isso reflete na maneira que ensina e vê o conhecimento e vai passar isso para seus alunos.
Uma exposição crítica na medida em que expresse um conhecimento verdadeiro como expressão pensada na realidade “( Leckesi ,1990)
Deficiências incuráveis com a heterocromia ocular com o cultivo de tecidos.
Na depedência do álcool , há gerações de famílias com o mesmo mal.Há por trás disso ,uma tendência genética .
Na Natureza há uma imensa biodiversidade , seja o vírus da influenza a bactéria , responsável pela tuberculose, a barata e até o homem.
Mas algo em comum em todos a presença do código genético .
O homem em si mostra a imensa pluralidade étinica no Brasil , tem –se negros ,ulatos e amarelos . Todos são seres humanos .
De onde vêm essa riqueza? Do código genético.
Ao comer uma fruta ,sente –se o gosto azedo, ao ver as estrelas , ou quando o condor voa por cima da Cordilheira dos Andes.
Como é que de uma única célula- ovo surge a imensa diversidade das células , dos tecidos , dos órgãos.A resposta está escrita no código genético.
A imensa beleza de um lago com seus peixes ,corais , ostras e tubarão. Está atrás dessa imensa beleza a genética .
Apenas um cromossomo a mais no par leva a Sindrome de Down.Por trás da hemofilia a um gene .
Na depedência do álcool , há gerações de famílias com o mesmo mal.Há por trás disso uma tendência genética.
O ensino de genética apresenta dificuldades principalmente o conteúdo que até entre professores da disciplina o acham muito abstrato e distante da realidade do jovem.
O que não é verdade o problema não é o conteúdo mas sim a forma que é trazido em aula ,sempre de forma abstrata.
Ao contrário disso é bem visível na realidade.Não é de hoje que se percebe que há alguma coisa governava a natureza.
“ Filho de gato tem cara de gato! Porque é assim?
Isso é tão óbvio , tão evidente , que a gente nem para pensar.
Lógico! Gato só se reproduz com a gata.
Por que não se reproduz com coelhos ou com outra espécie de animal?
Mistérios e mais mistérios ...
Mistérios que a genética explica ... e deixa tudo mais fácil de ser entendido ?”(Lawrence,2000)
Esse mistério desperta a curiosidade de todos , não só dos jovens, mas com os homens do passado.
Até meados do século XVIII, na se sabia d papel da mulher na reprodução , infelizmente que até hoje muitos não reconhecem o papel da mulher . “ É antiga ,por exemplo, a falsa noção de que a vida estaria contida apenas na ‘semente ‘ do pai , ou seja n seu líquido reprodutivo ; a mãe não passaria de um micro receptáculo incubador , que protegeria e nutria a futura criança sem a participação na sua formação (Sasson,1991)
Como a questão da mulher ser a culpada do sexo do bebê com muitos ainda em acreditar na sociedade ocidental.
Há detalhes como o nariz ser pequeno ou grande.Por trás disso está a genética.
Assim para construir um ensino consciente tem que refletir do dia-a-dia , lembrar como foi construído no passado.
Autor: Priscila Dias De Carvalho
Artigos Relacionados
Artigo Científico Sobre Genética Moderna E O Seu Poder
A FormaÇÃo Do Professor De CiÊncias E Biologia Para A UtilizaÇÃo Dos Recursos TecnolÓgicos Na Sala De Aula
Eu Vi Um Gato
Por Que é Tão Difícil Ganhar Massa Muscular?
Perder A Barriga é Uma Questão Genética
Influência Genética
Ode Ao Ovo