Biologia crítica e reflexiva para formação de um cidadão consciente



 

Tema: A genética

 

Aqui vai a proposta para uma nova maneira de trabalhar em biologia e dos próprios didáticos de biologia deveria ser reestruturados para atingir a formação de um cidadão consciente e a alfabetização científica.

Deve lembrar que o professor na maior parte das vezes utiliza o livro didático como base  e isso reflete na maneira que ensina e vê o conhecimento e vai passar isso para seus alunos.

Uma exposição  crítica na medida em que expresse um conhecimento verdadeiro como expressão pensada na realidade “( Leckesi ,1990)

Deficiências incuráveis com a heterocromia ocular  com o cultivo de tecidos.

Na depedência do álcool , há gerações de famílias com o mesmo mal.Há por trás disso ,uma tendência genética .

 

Na Natureza  há uma imensa biodiversidade , seja o vírus da  influenza  a bactéria , responsável pela tuberculose, a barata e até o homem.

Mas algo em comum em todos a presença  do código genético .

O homem em si mostra a imensa pluralidade étinica no Brasil , tem –se negros ,ulatos e amarelos . Todos  são seres humanos .

De onde vêm essa riqueza? Do código genético.

Ao comer uma fruta  ,sente –se o gosto azedo, ao ver as estrelas , ou quando o condor voa por cima da Cordilheira dos Andes.

Como é  que de uma única célula- ovo surge a imensa diversidade das células , dos tecidos , dos órgãos.A resposta está escrita no código  genético.

A imensa beleza de um lago com seus peixes ,corais , ostras e tubarão. Está atrás dessa imensa beleza a genética .

Apenas um cromossomo  a mais no par leva a Sindrome de Down.Por trás da hemofilia a um gene .

Na depedência do álcool , há gerações de famílias com o mesmo mal.Há por   trás disso uma tendência genética.

O ensino de genética apresenta dificuldades principalmente o conteúdo que até entre professores da disciplina o acham muito abstrato e distante da realidade do jovem.

O que não é verdade o  problema não é  o conteúdo mas sim a forma que é trazido em aula ,sempre de forma abstrata.

Ao contrário disso é bem visível  na realidade.Não é de hoje  que se percebe que  há alguma coisa governava a natureza.

“ Filho de gato tem cara de gato! Porque é assim?

 Isso é tão óbvio , tão evidente , que a gente nem para  pensar.

Lógico! Gato só se reproduz com a gata.

Por que não se reproduz com coelhos ou com outra espécie de animal?

Mistérios e mais mistérios ...

Mistérios que a genética explica ... e deixa tudo mais fácil  de ser  entendido ?”(Lawrence,2000)

 

Esse mistério desperta a curiosidade de todos , não só dos jovens, mas com os homens do passado.

Até meados do século XVIII, na se sabia d papel da mulher na reprodução , infelizmente que até hoje muitos não reconhecem o papel da mulher . “ É antiga ,por exemplo, a falsa noção de que a vida  estaria contida apenas na ‘semente ‘ do pai , ou seja n seu líquido reprodutivo ; a mãe não passaria de um micro receptáculo incubador , que protegeria e nutria a futura criança sem a participação na sua formação (Sasson,1991)

Como a questão da mulher ser a culpada do sexo do bebê com muitos ainda em acreditar na sociedade ocidental.

Há detalhes como o nariz ser pequeno ou grande.Por trás disso está a genética.

Assim para construir um ensino consciente tem que refletir do dia-a-dia , lembrar como foi construído no passado.

Biologia Crítica e reflexiva  para formação de um cidadão consciente

Tema: A genética

Introdução

Aqui vai a proposta para uma nova maneira de trabalhar em biologia e dos próprios didáticos de biologia deveria ser reestruturados para atingir a formação de um cidadão consciente e a alfabetização científica.

Deve lembrar que o professor na maior parte das vezes utiliza o livro didático como base  e isso reflete na maneira que ensina e vê o conhecimento e vai passar isso para seus alunos.

Uma exposição  crítica na medida em que expresse um conhecimento verdadeiro como expressão pensada na realidade “( Leckesi ,1990)

Deficiências incuráveis com a heterocromia ocular  com o cultivo de tecidos.

Na depedência do álcool , há gerações de famílias com o mesmo mal.Há por trás disso ,uma tendência genética .

 

Na Natureza  há uma imensa biodiversidade , seja o vírus da  influenza  a bactéria , responsável pela tuberculose, a barata e até o homem.

Mas algo em comum em todos a presença  do código genético .

O homem em si mostra a imensa pluralidade étinica no Brasil , tem –se negros ,ulatos e amarelos . Todos  são seres humanos .

De onde vêm essa riqueza? Do código genético.

Ao comer uma fruta  ,sente –se o gosto azedo, ao ver as estrelas , ou quando o condor voa por cima da Cordilheira dos Andes.

Como é  que de uma única célula- ovo surge a imensa diversidade das células , dos tecidos , dos órgãos.A resposta está escrita no código  genético.

A imensa beleza de um lago com seus peixes ,corais , ostras e tubarão. Está atrás dessa imensa beleza a genética .

Apenas um cromossomo  a mais no par leva a Sindrome de Down.Por trás da hemofilia a um gene .

Na depedência do álcool , há gerações de famílias com o mesmo mal.Há por   trás disso uma tendência genética.

O ensino de genética apresenta dificuldades principalmente o conteúdo que até entre professores da disciplina o acham muito abstrato e distante da realidade do jovem.

O que não é verdade o  problema não é  o conteúdo mas sim a forma que é trazido em aula ,sempre de forma abstrata.

Ao contrário disso é bem visível  na realidade.Não é de hoje  que se percebe que  há alguma coisa governava a natureza.

“ Filho de gato tem cara de gato! Porque é assim?

 Isso é tão óbvio , tão evidente , que a gente nem para  pensar.

Lógico! Gato só se reproduz com a gata.

Por que não se reproduz com coelhos ou com outra espécie de animal?

Mistérios e mais mistérios ...

Mistérios que a genética explica ... e deixa tudo mais fácil  de ser  entendido ?”(Lawrence,2000)

 

Esse mistério desperta a curiosidade de todos , não só dos jovens, mas com os homens do passado.

Até meados do século XVIII, na se sabia d papel da mulher na reprodução , infelizmente que até hoje muitos não reconhecem o papel da mulher . “ É antiga ,por exemplo, a falsa noção de que a vida  estaria contida apenas na ‘semente ‘ do pai , ou seja n seu líquido reprodutivo ; a mãe não passaria de um micro receptáculo incubador , que protegeria e nutria a futura criança sem a participação na sua formação (Sasson,1991)

Como a questão da mulher ser a culpada do sexo do bebê com muitos ainda em acreditar na sociedade ocidental.

Há detalhes como o nariz ser pequeno ou grande.Por trás disso está a genética.

Assim para construir um ensino consciente tem que refletir do dia-a-dia , lembrar como foi construído no passado.


Autor: Priscila Dias De Carvalho


Artigos Relacionados


Artigo Científico Sobre Genética Moderna E O Seu Poder

A FormaÇÃo Do Professor De CiÊncias E Biologia Para A UtilizaÇÃo Dos Recursos TecnolÓgicos Na Sala De Aula

Eu Vi Um Gato

Por Que é Tão Difícil Ganhar Massa Muscular?

Perder A Barriga é Uma Questão Genética

Influência Genética

Ode Ao Ovo