As Competências Do Supervisor Escolar E Sua Importância Na Escola



O supervisor escolar precisa saber dialogar, argumentar e conversar com os professores que trabalham com ele. Isto é competência. Saber se expressar.
Ser competente é ter humildade, auxiliar o professor no seu planejamento, nas realizações das atividades. É levar idéias para os profissionais melhorarem sua prática educativa sem parecer mandão, arrogante e sem ser autoritário. Isto é muito importante na Instituição.

Para adquirir essa competência é preciso também disciplina. Ambas andam juntas. São necessárias na escola. Uma das competências mais importantes do supervisor é ele conseguir passar para os educadores o quanto é fundamental o professor semear desejos e estimular projetos, fazendo com que os alunos saibam articular seus projetos e idéias pessoais com os da coletividade na qual está inserida. Ser competente pode-se dizer também que é saber pedir, ajudar, expressar-se, ser flexível e trabalhar em equipe.

Para ser competente, é necessário dominar conhecimento. Mas também deve saber mobilizá-los e aplicá-los de modo pertinente à situação. Tal decisão significa vontade, escolha e, portanto, valores. Essa é a dimensão ética da competência. Que também se aprende, que também é aprendida.
A competência só pode ser constituída na prática, não é só saber, mas sim o saber fazer. Aprende-se fazendo, numa situação que requer esse fazer determinado. Esse princípio é importante para a educação.

Desenvolver competência com alunos e professores precisa ir além do ensino da memorização de conteúdos abstratos e fora de contexto. É fundamental que eles aprendam para que serve o conhecimento, quando e como aplicá-lo. Isso é competência.


Autor: Maria José Lima de Melo


Artigos Relacionados


Essas Tais Competências…

Ética E Competência De Terezinha Azerêdo Rios

Gestão Por Competências

A Importância Do Professor No Ensino De Língua Inglesa

Nova Visão Da Educação - O Professor Do Século Xxi

Afinal, Quem Precisa Da Competência Em Relacionamento Interpessoal?

Conhecendo A Abordagem Crítico Emancipatória