Um monstro embaixo da ópera



Pedro Augusto Lira Bombonati Marques

O livro O Fantasma da Ópera foi escrito por Gaston Leroux, em 1911, quando visitava os subterrâneos do teatro da Ópera em Paris, assim, inspirando-o. O livro foi adaptado por Margarida Patriota, pela editora FTD.

A obra conta a história de Raul, visconde de Chagny, e Cristine Daaé que tem como professor o “Anjo da Música” que a ensina a cantar e também a assombra.

Essa obra é dividia em vários capítulos e 240 páginas de puro suspense e drama e é narrado por um personagem secundário (Persa).

A história começa com a demissão dos diretores da Ópera, Poligny e Debiene, pois o Fantasma os chantageia pedindo 20 mil francos e o camarote número 5 reservado para ele em todos os espetáculos. Ao contrário disso o Fantasma diz que se seus pedidos não forem atendidos ocorrerão desastres. José Buquet é encontrado morto por enforcamento e a culpa cai sobre o Fantasma e surge a lenda entre os funcionários e os artistas que a Ópera é assombrada. Cristine substitui Carlota no papel de Margarida e é aclama por toda a platéia e isso faz com que Raul fique ainda mais apaixonado por ela. Com esse fato Raul tenta se declarar para ela, mas ela diz que eles só podem ser amigos e nada mais que isso.Depois disso , Cristine some e junto ao Persa ele vai atrás dela pelos subterrâneos da Ópera onde mora o Fantasma.

A obra é uma excelente opção para os leitores que gostam de livros de suspense e/ou de drama, pois prende o leitor até a última página do livro.

O livro o Fantasma da Ópera é para todas as classes sociais, para qualquer idade, e também para qualquer pessoa independente de sua escolaridade.

Os vestibulares cobram muito esse livro, pois faz parte da literatura universal, além de ser uma ótima opção para se descontrair durantes as horas vagas.

Por muitos o livro é considerado uma novela, pois engloba vários assuntos como romance, tragédia, ficção, horror e mistério e também por envolver o leitor como se fizesse parte da história.

Ao contrário do que se pensa do título, é muito mais do que uma história de terror, ela envolve e apaixona.

Gaston Leroux foi quem escreveu essa obra. Nasceu em 6 de maio de 1868, em Paris, quando sua mãe viajava para a Normandia. Cresceu na própria Normandia e fez faculdade de direito em Paris, e é nesse momento em que está na faculdade seu pai morre deixando 1 milhão de francos para ele. Depois de gastar todo esse dinheiro em uma vida de boêmia e tende a procurar um emprego e vira repórter policial do jornal parisiense L’Echo de Paris.Suas reportagens ganham fama após entrar em uma prisão e provar a inocência de um detento.Ele vira correspondente na Ásia, África e Europa. Gaston vai a Paris visitar os subterrâneos da Ópera e inspira-se para fazer o livro O Fantasma da Ópera. Em 1927, aos 57 ele morre.

Margarida Patriota nasceu no Rio de Janeiro, foi professora de Literatura na Universidade de Brasília e adaptou o livro O Fantasma da Ópera que foi escrito por Gaston Leroux. 

Meu nome é Pedro Augusto Lira Bombonati Marques , estou cursando o 9°EF do Ensino Fundamental no Colégio da Polícia Militar.

Referências:

http://www.netsaber.com.br/resumos/ver_resumo_c_41848.html

http://paixaoporlivros-vick.blogspot.com/2009/10/o-fantasma-da-opera-gaston-leroux.html

 

 


Autor:


Artigos Relacionados


O Fantasma Apaixonado

Um Fantasma Na ópera

O Mistério Somos Nós

Erick Um Fantasminha Nada Camarada

O Mistério Da ópera

Caveira Fantasma! Onde?

Antigos Volumes, Novos Leitores