Gestão do conhecimento nas organizações



 

 Gestão do Conhecimento nas Organizações

Mas o que é gestão do conhecimento, e porque ela é importante para as organizações? Gestão do Conhecimento nada mais é que o controle da maneira de fazer das organizações seja ele vindo da própria organização ou mesmo do colaborador. Também está vinculada à decisão sobre qual é o conhecimento crítico que importa realmente à organização e que serve aos seus propósitos e proporciona resultados. O conhecimento conduz à ação no desenvolvimento de novos produtos ou serviços, está ligada diretamente com inovação e vantagem competitiva.

Se para qualquer produto ou serviço gerado, existe um volume de conhecimento dentro da empresa, de um lado existe a geração de produtos e serviços, e de outro há o conhecimento, tudo isso sendo monitorado e acompanhado pelas organizações, mas não há uma preocupação tão grande em disseminar e multiplicar esse conhecimento que acaba ficando na mão de poucos. As organizações estão sempre em processo de aprendizado, é importante considerar o conhecimento como um capital intelectual que são a qualificações, habilidades, conhecimento e a criatividade das pessoas, ou seja, pessoas mais capacitadas para realizar um trabalho diferenciado, melhorando os processos, gerando inovação. De acordo com Peter Drucker ”Os grandes ganhos da produtividade advirão das melhorias na Gestão do Conhecimento”. O conhecimento não é formado ao acaso, ele precisa ser administrado. A gestão do conhecimento é o processo através do qual as organizações geram valor a partir de seu capital intelectual. Quando se fala em geração de valores, implica em compartilhar os ativos intelectuais entre colaboradores. O conhecimento é à base do capital das organizações.

Um dos maiores problemas nas organizações é a gestão de seu conhecimento. Muitas delas possuem funcionários que exercem uma determinada função há vários anos. Quando esse funcionário muda de empresa ou mesmo se aposenta, a organização acaba perdendo, não somente ele, mas muito do conhecimento que o mesmo adquiriu, pois não há uma preocupação no compartilhamento desse conhecimento, muitas das pessoas que detém a informação não a compartilham, talvez com medo de serem substituídos, então guardam para si, como se isto fosse algo que garantisse seu lugar na organização, os tempos mudaram e as organizações precisam mudar essa cultura, muitas já estão no caminho, mas muitas outras precisam se adaptar a essa nova era a era do conhecimento, do compartilhamento.

As organizações precisam se preparar para este novo cenário, da entrada da “geração y” no mercado, uma das ferramentas que vai ao encontro dessa necessidade é a gestão do conhecimento, pois esta geração está chegando com idéias inovadoras, criativas e dispostas a um crescimento acelerado, alcançando um nível de gestão em pouco tempo, se não ganham o espaço que julgam necessário, migram para outra organização com muita facilidade, pois estão determinados a serem tomadores de decisões e  buscam alcançar o sucesso com rapidez.

            Algumas ferramentas que poderão auxiliar a gestão do conhecimento são:

  1. Criar uma infraestrutura administrativa – As organizações devem dar suporte aos seus funcionários seja com a criação de centros de aprendizagem ou até mesmo Universidades corporativas ou ainda construir redes, bancos de dados, tudo para facilitar o ganho de conhecimento.
  2. Construir uma cultura do conhecimento – Muitas organizações precisam mudar a forma como seus funcionários pensam, derrubar certas barreiras e desenvolver mecanismos de estímulo e busca pelo conhecimento.
  3.  Administrar resultados – Depois de atingir os resultados então há a necessidade de saber qual a melhor forma de gestão de conhecimento, a que melhor se adapta as necessidades da organização e que mantenha adequadamente o nível do conhecimento dentro da organização. 

Após o estudo do tema, o grupo concluiu que devemos estar cada vez mais em busca de novos conhecimentos, atentos as novas idéias e abertos ao compartilhamento do conhecimento para assim criarmos diferencial competitivo e inovador à organização. O mercado esta cada vez mais exigente, as empresas estão sentindo a necessidade de investir cada vez mais em recursos humanos, acrescentando em seu capital o conhecimento, originado através do investimento em capital humano qualificado. O conhecimento torna-se alvo de fonte de renda para as organizações, sendo uma ferramenta que apenas nós seres humanos possuímos.

 

 


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