Aprendizagem e interatividade: arte, educação e tecnologia



Introdução

Durante minha graduação em ciências sociais realizava diversos trabalhos na área de educação e cultura em institutos culturais da cidade de São Paulo. Por tratar de um tema que escapava às disciplinas típicas das ciências sociais, propriamente ditas, como sociologia, ciências políticas e antropologia, trabalhar com mediação cultural em museus foi um desafio que contribuiu para despertar meu interesse pelas práticas educativas do ensino da arte desses espaços. 

No preparo das exposições, a internet era o lugar de buscar referências para elaboração das apresentações aos grupos de visitantes. Isso atrelado às propostas educativas próprias da exposição constituía meu repertório expositivo. Sendo assim, reconheço que no ambiente virtual dos museus, de web pages de artistas e dos sites de referência em arte, descobri uma infinidade de propostas e manifestações sobre diversificadas práticas artísticas ao redor do mundo, e em diferentes períodos, conforme exponho a seguir.

O Tate Galery[1], por exemplo, museu de arte moderna e contemporânea do Reino Unido, possui em seu site um canal de comunicação sobre arte, espaço de aprendizagem online, acervo digitalizado, e importante centro de recurso audiovisual para pesquisa. Abrigando, também, uma comunidade interativa destinada a crianças que queiram elaborar obras de arte online, expor em galerias virtuais e promover eventos compartilhados entre os demais visitantes do site e avaliar obras de outros pequenos criadores.

Outro site importante é o Bâtiment Provincial Solvay - BPS22[2], um pequeno centro de arte contemporânea belga que usa internet como espaço de divulgação das propostas de educação para as exposições temporárias do lugar, com conteúdo inovador e propostas originais. Realizadas em conjunto com os artistas, público e museu, as ações do espaço estabelecem relações lúdicas entre as obras de arte e o projeto educativo. Suas ações combinam visitas orientadas com ateliês de criatividade, divididas entre a equipe do museu e os artistas que apresentam propostas específicas para o atendimento de grupos escolares e visitantes espontâneos.

O Tate Galery e o BPS 22, dentre muitos outros, têm material relevante para a proposta deste trabalho, pois utilizam meios tecnológicos atuais e disponíveis na elaboração de programas de aprendizagem e divulgação de arte na internet.

A leitura de estudiosos de desenvolvimento do ser humano, no seu contexto sócio histórico, contribuiu para o aprofundamento sobre as conexões da Arte, Tecnologia e Educação. 

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Autor: Juliana


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