Indisciplina x auto-estima



INTRODUÇÃO

 A violência nas escolas traduzida pela ocorrência de múltiplos comportamentos inconsistentes com a configuração normativa e cultural que regula a vida nas instituições escolares, a pardas crescentes preocupações com o desenvolvimento de estratégias e percursos educativos orientados para a cidadania, a participação social, a tolerância, fazem da indisciplina na escola um dos temas mais prementes e inquietantes do discurso e da prática psicopedagógica, absorvendo esforços significativos de todos os intervenientes no contexto educativo.

 A escola é um local privilegiado para a socialização das crianças e jovens bem como para o processo de construção de identidade.

 É com a entrada na escola que o número de relações sociais da criança aumenta, contribuindo de forma efetiva para a manutenção, aumento ou mudança do seu auto-conceito, uma vez que este se desenvolve, à medida que os outros significativos agem e se expressam em relação às nossas características e ao nosso comportamento (in Cubero & Moreno, 1992).

 A adolescência é um período da vida em que acima de tudo, o jovem tem necessidade de ser reconhecido pelos «outros», o que faz acentuar o desejo de pertencer a um grupo de referência e proceder a um afastamento progressivo das influências familiares.

 Esta necessidade de reconhecimento faz parte de um processo de socialização gradual que não se manifesta apenas na adolescência, mas estão presentes desde o início da vida social da criança e com a principal finalidade, segundo Quais (1985), de se desenvolverem habilidades na integração e relação com o grupo de pares, bem como na partilha de interesses, emoções e preocupações variando a natureza destas relações com a idade.

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Autor: Neusa Arboit Cancian


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