Projeto:cordel em cena promovendo interdiscipliaridade em sala de aula



 1 INTRODUÇÃO

A dinâmica social transforma-se na mesma velocidade com que se disseminam as informações nos meios virtuais. Neste contexto é essencial o papel que a leitura desempenha na educação formal dos indivíduos, já que a linguagem permeia todas as atividades humanas em todos os setores. No âmbito escolar a literatura oral e escrita é indispensável para a construção de conhecimentos nas mais diferentes áreas e disciplinas. No entanto, segundo os programas nacionais de avaliação escolar como ENEM e o SAEB o desempenho dos alunos no tocante ao desenvolvimento de suas capacidades leitoras tem se revelado bastante insatisfatório, fato que atrapalha a aprendizagem nas demais áreas do conhecimento e que impulsionou a elaboração deste projeto.

 “Cordel em cena promovendo interdisciplinaridade em sala de aula “é uma sugestão dialógica entre o Cordel, as disciplinas e as mídias impressas. Parte do conhecimento prévio, e da realidade dos educandos e justifica-se pela necessidade de elevar o nível dos alunos quanto às suas capacidades leitoras. O Cordel tem um aspecto lúdico com características e especificidades singulares capazes de promover a interdisciplinaridade por sua riqueza de conteúdos, de detalhes significativos. Apresenta-se de várias formas: oral, escrita, declamada, cantada. E assim desperta nos educandos a curiosidade o desejo de aprender. Com base em tudo que já foi explicitado o cordel torna-se o fio condutor deste projeto que ampliará o processo de fruição de leitura, de novos conhecimentos que em uma perspectiva interdisciplinar funciona como passaporte para obtenção de novas aprendizagens, competências e habilidades como a de comparar, relacionar, fazer transferências, levantar hipóteses a partir de alguns dados, buscar relação de causa e efeito, fazer inferências, sintetizar, generalizar, interpretar. E pela natureza dos objetivos do trabalho envolvendo as diferentes disciplinas e algumas tecnologias midiáticas pode ainda contribuir decisivamente para a construção de valores essenciais para a vida cidadã como: ética solidariedade, justiça, autonomia, aceitação do diferente, afetividade, respeito e participação social.

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Autor: Altina Costa Magalhães


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