Criação da sociedade brasileira de secretariado



“Como membro da classe secretarial participante do II Encontro Nacional Acadêmico de Secretariado Executivo, ocorrido em Passo Fundo/RS, informo que no dia 21.10.2011 foi criada a Sociedade Brasileira de Secretariado, cuja finalidade é o desenvolvimento da pesquisa científica na área.

 

A entidade foi criada a partir do encontro de docentes, profissionais e representantes da classe, durante o dia 21.10.2011.

 

Como representantes da classe estiveram presentes:

 

- Presidente da Federação Nacional das Secretárias e Secretários - FENASSEC, Sra. Maria Bernadete Lira Lieuthier

- Vice-Presidente do Sindicato das Secretárias e Secretários do Estado de SP - SINSESP, Sra. Maria do Carmo Assis Todorov

- Diretora de Finanças do Sindicato das Secretárias e Secretários no Estado do RS - SISERGS, Sra. Núbia Balbina Martins

- Conselheira Fiscal do Sindicato das Secretárias e Secretários no Estado do RS - SISERGS, Sra. Luciana da Silva Palma

 

Entre os pontos relevantes das discussões desse grupo sobre o estatuto de abertura da entidade, deliberou-se sobre:

- a eleição da gestão da entidade, com os cargos: Presidência, Vice-Presidente, Secretário Geral, Secretário Adjunto, Tesoureiro, 3 Conselheiros e 3 Suplentes de conselheiros.

- a exigência de formação específica em Secretariado para a ocupação dos cargos de Presidente e Vice-Presidente da entidade.

Sobre esse último ponto, a maioria dos presentes votou por não manter tal requisito para os cargos.

 

Ao final da reunião, os presentes abaixo relacionados solicitaram o registro de seus votos nominados sobre a discordância da decisão no assunto, dado o entendimento de ser necessária a formação em Secretariado para a ocupação dos mencionados cargos:

 

Ana Sílvia Pereira Vidal (IFRS)

Loiva Maria Vidal Medeiros (ULBRA)

Luciana da Silva Palma ()

Magda Tyska Rodrigues (UNISINOS)

Núbia Balbina Martins (SISERGS)

Rosimeri Ferraz Sabino (UFS)

Ubirajara Gerardin (Faculdades Claretinas)

 

Embora não estando presente, a Profa. Raquel Albano Scopinho (Faculdades Claretinas) une-se em opinião aos 7 participantes acima citados.

 

Assim, esses participantes e membros da classe entendem que fizeram a sua parte nas discussões desse momento histórico para a profissão, defendendo a representatividade do Secretariado na seara científica coerente ao conhecimento do fazer secretarial.”

 

Profa. Ma. Rosimeri Ferraz Sabino

 

Analisando o texto acima, destaco os seguintes pontos:

A entidade foi criada a partir do encontro de docentes, profissionais e representantes da classe, durante o dia 21.10.2011.

Primeiro ponto:

Dentre os representantes da classe deveria constar também a representação estudantil, que não foi mencionada e que, segundo o Centro Acadêmico de Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe, não recebeu convite algum para a participação nessa discussão tão importante para nós discentes.

E Segundo ponto:

Ainda falando sobre os representantes da classe (sindicatos) que compareceram ao evento, somente as senhoras Núbia Balbina Martins (Diretora de Finanças do Sindicato das Secretárias e Secretários no Estado do RS - SISERGS) e Luciana da Silva Palma (Conselheira Fiscal do Sindicato das Secretárias e Secretários no Estado do RS – SISERGS) votaram pela inclusão do parágrafo que se referia à formação específica em Secretariado Executivo para os cargos de Presidência e Vice-presidência.

Será que nem a senhora Maria Bernadete Lira Lieuthier (Presidente da Federação Nacional das Secretárias e Secretários – FENASSEC) acha que nós, Secretários Executivos e futuros Secretários, merecemos ou temos capacidade de presidir nossas próprias entidades/órgãos? Ou será que existem interesses ocultos atrás dessa votação? Fica a questão.

Penso que já é suficientemente ruim termos nossos cargos ocupados irregularmente, como é a situação constatada em Sergipe, onde 94,33% do mercado está irregular (estudo realizado e divulgado através de artigo científico aprovado recentemente).

O que não consta no texto enviado pela Prof.ª Rosimeri Ferraz Sabino é que já foram votados os cargos de presidência e vice-presidência, e que o atual presidente da Sociedade Brasileira de Secretariado que é o Prof. Dr. Erivaldo (UFPB) é formado em Comunicação Social (habilitação Jornalismo) e Lettras, e Doutor em Letras. Acho que a partir daí todos deveriam se perguntar: será que, em se tratando de um momento de consolidação da profissão de Secretariado no âmbito científico,não seria coerente ter na linha de frente de uma entidade dessa natureza um profissional com efetiva vivência na área? Afinal, estudos são desenvolvidos a partir de um fazer e do contexto em que esse fazer ocorre. Quem conheceria melhor esses aspectos: profissional de áreas afins ou de Secretariado?

Portanto, meus caros, creio que temos que nos unir e lutar pelo nosso espaço.Nosso futuro depende disso. Se nós, que somos os mais interessados, não lutarmos agora ninguém o fará por nós. Com certeza, esse é um momento que trará repercussões a todos nós e aos que venham a se unir a nossa classe.

 Wanessa Hipólito Dos Reis

Graduanda em Secretariado Executivo da Universidade Federal de Sergipe.


Autor:


Artigos Relacionados


Como Elaborar Uma Ata De Reunião

Um FuracÃo Chamado Pmdb

Presidente E Vice-presidente Da República

Cursos Técnicos

Na Prefeitura De Passo Fundo Café De Chaleira Não é Para Todos

Secretariado: De Que Depende Nossa ValorizaÇÃo

Concurso Do Inss/2011 - Questão Quente!