AGOSTO: MÊS VOCACIONAL!



AGOSTO: MÊS VOCACIONAL!

 

        Vivemos no tempo que a pressa e agitação fazem com que as pessoas esqueçam do verdadeiro sentido da existência. A sociedade consumista vive um dilema: ter e consumir já não preenche o vazio existencial. Quantos continuam imaginando que dinheiro e prazer podem encher esse vazio! Estas pobres criaturas esquecem que o ser humano foi criado a imagem e semelhança de Deus e, sua realização só pode acontecer quando Deus fica em primeiro lugar. O desafio maior é se servir das vantagens do mundo consumista para sanar as necessidades, sem ter a atitude da ganância que leva o ser humano a ruína e ao afastamento de Deus.

         Estamos no mês de agosto e esse é momento importante para refletir a respeito da vida dentro do mundo consumista. Como filhos de Deus, seguidores de Jesus Cristo e convictos que Deus deve estar em primeiro lugar é preciso viver nossa vocação. E, vocação é o chamado que Deus nos faz para a plena realização. Nosso Criador deseja que todos vivam alegres, dispostos e com vontade de servir os que estão mais próximos de nós. Nessa sociedade consumista e individualista, somos tentados a esquecer nossa vocação, mas precisamos nos realizar por meio da vocação abraçada e pela profissão assumida, sem nunca perder de vista o amor à vida e ao que se gosta de fazer.

É preciso valorizar nossa vocação, seja ela consagrada ao serviço da Igreja, como os padres, religiosos e religiosos ou como leigos, solteiros ou casados que também servem a  Igreja de Cristo. Na verdade Deus espera que cada um faça sua parte em qualquer vocação abraçada.

Ser padre, religioso ou religiosa não é condição para ser modelo de perfeição, mas eles  pela vocação abraçada demonstram que o amor é a essência do ser humano e que se deve trabalhar e se sacrificar sem esperar recompensa humana e sem fugir das dificuldades.

A vocação do matrimônio é bela e quando abraçada com compromisso gera frutos (filhos) que são acolhidos com amor e educados para autonomia. Quando se vivencia esta nobre vocação, os pais se tornam para os filhos a imagem e semelhança de Deus.

Precisamos valorizar a vida e a nossa vocação. Agosto é o mês próprio para essa reflexão. Devemos acreditar que nascemos para a plena realização e somos aquilo que contemplamos, por isso, crescemos quando buscamos as coisas que Deus sonhou para nós, principalmente quando vivenciamos a nossa vocação. A felicidade não se encontra no dinheiro e no prazer desenfreado, mas ela nos chega de maneira indireta quando nós perseguimos a santidade vinda da vivencia de nossa vocação que está muito mais em dar do que em receber.

 

Download do artigo
Autor: Ciro Toaldo


Artigos Relacionados


Apresentação De Deus A Ateus

Renuncie A Si Mesmo, Tome Sua Cruz E Siga Jesus Cristo!

A Fonte

A Onisciência De Deus E O Livre-arbítrio Do Homem: Uma Visão Diferente.

Atributos Da Divindade - Prova Da Existência De Deus

O Plano De Deus Para A Humanidade

Crime De Amor...