Conceitos básicos e necessários para a introdução do ensino desportivo



Os professores de Educação Física estão constantemente se deparando com a necessidade de se atualizar a respeito de uma ou outra modalidade esportiva. A cada dia que passa torna-se mais clara a necessidade do ser humano pela realização dessa prática, pois, a mesma é um templo de saúde, lazer e educação. É um extraordinário meio de expressão que revela, por oposição, os limites de cada um, e supre necessidades fundamentais do ser humano, talvez seja está a explicação para fenômeno ser eterno no tempo e no espaço.

O treinador deve ser acima de tudo um educador, um formador de pessoas. Para se conseguir formar um bom jogador, é necessário ter antes o atleta, e ele têm que ter consciência de suas obrigações e direitos, pois não sabemos em que área do esporte o mesmo vai se dedicar, e indo mais longe como saberemos qual aluno se tornará um atleta profissional? E o que ele fará após sua carreira terminar? É por estes motivos que devemos forma a pessoa antes de tudo, pois se não acertarmos quem se destacará no mundo esportivo, acertaremos em uma formação: o homem.

Este relacionamento entre professor-aluno ou atleta-treinador é um dos pontos mais importantes no processo de formação do indivíduo, e o professor torna-se exemplo para seus alunos, portanto se você tiver maus hábitos ou vícios estará incitando os alunos a realizarem os mesmos, portanto, sociabilização, equilíbrio emocional e moral, lealdade, sinceridade, espírito de equipe, busca pela superação, são todos conceitos que devem ser incutidos nos jovens. As relações entre os jogadores também devem ser trabalhadas, pois se os mesmos crescerem em coletividade se desenvolverão mais e melhor para o mundo.

O conceito da aprendizagem diz que aprender é mudar ou adquirir novos hábitos tentando melhorá-los. Para que exista a aprendizagem três condições básicas são extremamente necessárias: Os estímulos, as respostas e os estímulos/resposta, ou seja, o estímulo deve provocar uma resposta no organismo (aluno), resposta essa que deverá ser uma mudança de comportamento. Dentro do processo e aprendizagem as ações do professor são: ensinar, corrigir e aperfeiçoar, estas ações coincidem com as seguintes fases de aprendizagem:

Desenvolvimento da coordenação motora grossa;

Desenvolvimento da coordenação motora fina;

E estabilização da coordenação fina.

Essas fases representam a estrutura básica do processo de aprendizagem motora, independente da modalidade esportiva, idade e nível motor inicial. Na fase da coordenação motora grossa é típica uma entrada de força excessiva e parcialmente errada, isso abrange a ligação da fase preparatória com a fase principal do movimento, durante esta fase não a equilíbrio entre a força do gesto e a condução do movimento. Já no estágio da coordenação motora fina a criança apresenta um decurso de movimento harmônico, nesta fase o progresso de aprendizagem muitas vezes não é contínuo oscila entre estagnações temporárias e a retomada de progressão, sendo estas ainda maiores. Na terceira fase o aluno já pode aplicar com sucesso o movimento aprendido, não a um término desta fase, portanto uma constante aprendizagem se faz necessária para não haver o retrocesso desta habilidade.

Estes são apenas alguns conceitos que devem ser observados pelos professores de Educação Física durante a introdução do ensino desportivo para seus alunos, porém deve-se lembrar que o educador deve se reinventar constantemente, buscando aprimorar seu desempenho, inovar no decorrer de suas aulas e conquistar seus alunos, e jamais se esquecer da sua missão de educar formando assim cidadãos ativos, críticos, com opiniões próprias e que se tornem cidadãos ativos na comunidade e realidade a qual estão inseridos.

 

Diego Ortiz.

Educador Físico.

CREF: 016364-G/RS.


Autor:


Artigos Relacionados


O Papel Da Reflexão Na Atividade Do Educador

AvaliaÇÃo Motora Em Escolares: RelaÇÃo Entre Os NÍveis Cognitivo E Motor

Currículo Organizado Em Ciclos De Formação Humana

Iniciação Precoce Ao Esporte

Desenvolvimento Motor

"ten Ways To Build Rapport With Your Students"

Música Como Facilitadora Do Processo De Aprendizagem