Uma breva pauta sobre migrações



UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL

LICENCIATURA EM GEOGRAFIA

GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO

Aluno: Ernandes de Aquino Vasconcelos 

Uma breva pauta sobre migrações 

É evidente o quanto o deslocamento de pessoas por diversas partes do planeta acontece diariamente, ou seja, as migrações vêm se tornando um assunto atual muito debatido, estudado e noticiado. Elas acontecem por diversos fatores, principalmente econômicos, e em diversos países ou até mesmo dentro de um só país, como por exemplo, no Brasil. 

No Brasil a migração externa foi muito importante no período de 1850 durante a lavoura do café, pois nessa época cessou-se o tráfico de escravos e aumentou a vinda de estrangeiros para o Brasil. Além dos incentivos do governo brasileiro para trabalharem na lavoura do café, também foi resultado da crise dos países europeus ajudado com as grandes guerras. Esse período de imigração só foi diminuindo quando aprovada a Constituição de 1934 onde o atual presidente estabeleceu medidas restritivas a vinda de estrangeiros. 

Atualmente, existe um número maior de pessoas saindo do país do que entrando, ou seja, a emigração é mais intensa do que a imigração. O Brasil deixou de ser um país de imigração para se tornar uma nação de imigração, exatamente o contrario dos países europeus, já citados aqui como emigrantes durante o século XIX e início do século XX, e dos países desenvolvidos, que foram áreas de emigrações e hoje recebem milhões de imigrantes a cada ano, em especial os Estados Unidos, um dos maiores paises imigrantes do mundo. Essa mudança ocorreu devido às melhorias econômicas e sociais dos países desenvolvidos e as crises econômicas vividas no Brasil que provocou grande aumento nas taxas de desemprego. Alem disso, os salários pagos no Brasil são totalmente baixos se comparados com os que são pagos em países como Estados Unidos, Japão, França, Alemanha, Itália e outros. 

No Brasil também acontecem às migrações internas associadas, principalmente, a fatores econômicos. Essas migrações tiveram início desde o ciclo do açúcar, seguido da pecuária pelas regiões interioranas, as minas, o café e por fim a industrialização das principais cidades brasileiras, ocorrendo aí o êxodo rural. Essa última acontece devido às transformações ocorridas no meio rural, em virtude da modernização e da mecanização da agricultura, dispensando assim, a mão-de-obra e fazendo elevar o número de pessoas vivendo em periferias nos grandes centros urbanos à procura de melhorias de vida. 

As migrações internacionais vêm deixando mais claro a cada dia as situações de alguns países em decorrência de seu modo de vida. Os fluxos migratórios entre paises acontecem por diversos fatores: econômicos, guerras, religiosos, etnias entre outros. Os Estados Unidos, por exemplo, são um dos países que mais recebem, imigrantes no mundo. Isso acontece pelo fato de ser um país desenvolvido e com expectativa de bons empregos com bons salários e por causa também dos problemas econômicos e das faltas de oportunidades vividos pelos países emigrantes. As maiorias dessas pessoas entram nesses países ilegalmente, aumentando assim seus problemas de migração que são vários, entre eles o racismo e a xenofobia. Essas pessoas são vistas pela população natural como competidoras dos empregos e dos serviços sociais e isso ajuda a intensificar os problemas desse povo, levando-os até sofrer agressões físicas como foi o caso da advogada brasileira Paula de oliveira que foi agredida por neonazistas na Suíça, chegando a perder seus bebês gêmeos, pois estava grávida. Esse caso foi muito repercutido como xenofóbico, dando alusão ao ódio que essas pessoas têm por imigrantes. A foto abaixo da brasileira mostra as marcas desse ódio:

“A Europa é uma sociedade multicultural e multinacional que se enriquece com esta variedade. No entanto, a constante presença do racismo na nossa sociedade não pode ser ignorada. O racismo toca toda a gente. Degrada as nossas comunidades e gera insegurança e medo”. (Pádraig Flynn, Comissário Europeu). 

Referências:

DURÃO, Ana Sofia Ribeiro. Racismo e Xenofobia. http://www.notapositiva.com

MRTINE, George. A globalização inacabada migrações internacionais e pobreza no século 21. http://www.scielo.br

MARINUCCI, Roberto e Rosita Milesi. Migrações Internacionais Contemporâneas. www.migrante.org.br 

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo 

Geogrfia Crítica – J. William Vesentini e Vânia Vlach. Editora Ática. São Paulo. 2011.

Download do artigo
Autor: Ernandes De Aquino Vasconcelos


Artigos Relacionados


Migração

Como Explicar Esse Fenômeno Japonês?

Crime De Amor...

Os Imigrantes Antilhanos De Porto Velho

Encantadora

Disfarce

Parauapebas: Uma Cidade Contraste