Genocídio em Ruanda



Para discutirmos o assunto acontecido no ano de 1994 em Ruanda primeiramente devemos saber o significado da palavra genocídio:

Genocídio: s.m. Crime cometido com a intenção de aniquilar um grupo humano, nacional, étnico, racial ou religioso. O genocídio é cometido mais freqüentemente por grupos organizados, geralmente pelos governos, do que por indivíduos. A palavra genocídio vem do grego genos, que significa raça ou tribo, e do latim - eide, que significa matar.

            Conforme o significado da palavra acima, o fato acorrido em Ruanda foi cometido com a intenção de aniquilar um grupo étnico racial, que embora pertencentes a mesma nação foram divididos pelos belgas em Hútus e tutsis assunto que iremos tratar mais a frente.

            Em 6 de abril de 1994, quando o presidente hútu de Ruanda, Habyarimana, foi morto após a explosão do seu avião, os hútus acusaram os tutsis pelo atentado e na manhã seguinte começava uma das piores e mais sangrentas guerras civis da historia, pois dizem os números que entre 800 (oitocentos mil) e 1 (um milhão) de  tutsis foram mortos pelos hútus.

            Os conflitos aconteceram após o acontecido de 6 de Abril de 1994 quando a noite os várias estações de rádio foram utilizadas para conclamar outros membros da população hútu a matarem os “responsáveis naturais” daquele atentado.

            Essa historia todo mundo conhece bem, há até alguns sites na internet que mostram os hútus decepando cabeças de tutsis com facões, pois na época eram o que tinham de armas, também há dois filmes que retratam o acontecido: “Hotel Ruanda” e “Shooting dogs” além do documentário “Aperte as mãos do diabo”.

            O fato é que são poucos os sites e documentários que citam os belgas como principais causadores do fato acontecido em Ruanda já que após o termino da Primeira Guerra Mundial, o território de Ruanda foi entregue a Bélgica pela Liga das Nações Unidas.

            O domínio belga foi mais severo do que o alemão que antes tinha a posse do território, que se utilizado da igreja católica manipulou a classe dos tutsis para oprimir os hútus, criando assim uma nação odiosa já que cobravam impostos excessivos e forçavam os hútus a trabalhos escravos.

            Com a chegada dos belgas em Ruanda após a Primeira Guerra Mundial, o que já não era bom ficou pior, já que os belgas dividiram os ruandeses em duas etnias os hútus e tutsis, os primeiros embora em maioria foram considerados inferiores aos demais inclusive intelectualmente, na cor da pele estatura tamanho do nariz e etc.   

            Após a Segunda Guerra Mundial os belgas deixaram o território ruandês, literalmente virando as costas para o imenso fosso social que criaram ao dividir em duas etnias os ruandeses, chegando ao ponto de identificar no documento de identificação quem eram os tutsis e hútus, criando assim uma situação de ódio e exclusão socioeconômica entres as etnias.

            Por determinação do Conselho de Segurança das Nações Unidas foi criado o Tribunal Penal Internacional para Ruanda em Novembro de 1994 para que se julgassem os responsáveis pelo genocídio e outras violações de leis internacionais ocorridas em Ruanda no ano de 1994.

            O Tribunal Internacional Penal de Ruanda sediado em Arusha na Tanzânia condenou os três principais dirigentes da etnia hútu a prisão perpetua, e outros a penas menores, mas e o governo belga  e a Igreja Católica, quem começou todo o problema ao dividir os ruandeses em duas etnias o que sofreu?

            Nada, o primeiro-ministro belga, pronunciou palavras que a multidão escutou em silêncio absoluto: “Inclino-me diante das vítimas do genocídio. Em nome de meu país, em nome de meu povo, eu vos peço perdão, mas responsabilizou os próprios Capacetes Azuis por tudo. Também acusou o Vaticano e os líderes de outras religiões.

            E no ano 2000, o Papa João Paulo II emitiu finalmente um pedido formal de desculpas por todos os erros cometidos por alguns católicos nos últimos 2.000 anos de historia da Igreja Católica, incluindo o julgamento de Galileu Galilei pela Inquisição.

            Diante de toda a violência, covardia e atrocidades cometidas por um povo ruandês, que governado por um povo belga, assim como a historia nos remete a Hitler que era austríaco e também governou a Alemanha do holocausto, apenas desculpas foram pedidas pelos causadores de todo o fosso social de Ruanda e nada mais.

            Vemos que em todo o planeta chamado terra é comum quem tem dinheiro e poder, não ir a julgamento e nem ser condenado a pagar indenizações. Assim nos resta a justiça divina, mas até esta aqui no planeta terra também não funciona muito bem basta olharmos a historia.


Autor:


Artigos Relacionados


Tribunal Penal Internacional

As OperaÇÕes De ManutenÇÃo Da Paz Em Ruanda E O Estabelecimento Da Manur.

Comemorar A Morte De Kadafi?

Genocídio E Terrorismo > Diferenças Possíveis

Tribunal Penal Internacional: Criação E Aplicação

O Tribunal Penal Internacional

Tribunal Penal Internacional