Abuso de autoridade



1 APRESENTAÇÃO

A Lei nº 4.898/65 (abuso de autoridade) foi feita para prevenir os abusos praticados pelas autoridades, no exercício de suas funções.

            Será estudado, o fundamento constitucional da lei, que é basicamente os direitos fundamentais do homem, em prol da dignidade, igualdade e liberdade da pessoa humana.

            O direito de representação é um direito assegurado constitucionalmente para todas as pessoas, pois, quando se sentirem ameaçadas por abuso de autoridade, elas poderão exercer seus direitos, indo a autoridade competente, para que seja feita a investigação.

            Os crimes de abuso de autoridade estão previstos nos arts. 3º e 4º desta lei, e serão estudados detalhadamente adiante.

            A obediência hierárquica diz respeito sobre o subordinado que obedece alguma ordem de seu superior, e essa ordem for aparentemente legal, este não responderá por crime algum, sendo sua culpabilidade excluída, respondendo apenas o superior hierárquico.

            O crime de abuso de autoridade possui procedimento administrativo, civil e penal.

A competência para julgar esse crime, será da Justiça Federal quando praticados contra bens, serviços e interesses da União, e da Justiça Comum, quando praticados por policial militar, no exercício de suas funções, como estudaremos adiante.

            As penas previstas para o crime de abuso de autoridade são as penas privativas de liberdade e a pena de multa.

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Constrangimento Ilegal E Ameaça

Crimes Contra A Ordem TributÁria Cometidos Por Particulares

Aspectos Revelantes Sobre O Crime Organizado: Conceito, Características, Os Crimes Praticados Pelas Organizações Criminosas

A (in) Eficácia Das Penas Privativas De Liberdade A Luz Da Teoria Relativa

Sem Comentário...

O Que é Direito?

Fatboy Slim