Como jesus resolveu o problema de alimentar a uma multidão ?



E Jesus, ouvindo isto, retirou-se dali num barco, para um lugar deserto, apartado; e, sabendo-o o povo, seguiu-o a pé desde as cidades. E, Jesus, saindo, viu uma grande multidão, e possuído de íntima compaixão para com ela, curou os seus enfermos. E, sendo chegada a tarde, os seus discípulos aproximaram-se dele, dizendo: O lugar é deserto, e a hora é já avançada; despede a multidão, para que vão pelas aldeias, e comprem comida para si. Jesus, porém, lhes disse: Não é mister que vão; dai-lhes vós de comer. Então eles lhe disseram: Não temos aqui senão cinco pães e dois peixes. E ele disse: Trazei-mos aqui. E, tendo mandado que a multidão se assentasse sobre a erva, tomou os cinco pães e os dois peixes, e, erguendo os olhos ao céu, os abençoou, e, partindo os pães, deu-os aos discípulos, e os discípulos à multidão. E comeram todos, e saciaram-se; e levantaram dos pedaços, que sobejaram, doze alcofas cheias. E os que comeram foram quase cinco mil homens, além das mulheres e crianças.” Mateus 14:13-21

 

A primeira multiplicação dos pães: havia um problema, estavam no deserto e a hora já era avançada e, ainda por cima, havia na localidade mais de 5.000 pessoas para comer.

 

Solução humana (decisão do homem natural, sem Jesus, literalmente está abandonado): despede a multidão, para que este povo vá pelas aldeias e cada um cuide de si.

 

Visão espiritual de Jesus: não é necessário que eles vão. Vocês, discípulos, dêem de comer a eles!

 

Resposta através da visão humana do problema (através de fatos somente, dita solução palpável): não temos aqui senão cinco pães e dois peixes.

 

Solução espiritual de Jesus:

1)     pediu o que os discípulos tinha de alimento: Tragam-nos para mim. (o palpável, os fatos, as evidências)

2)     Jesus assentou aquela multidão (Jesus sempre toma para si os fatos, o que é palpável, as evidências.)

3)      Jesus ergueu os olhos para os céus (buscou com todo o seu coração a Deus)

4)     Jesus abençoa os fatos, evidências, Ele não reclama de nada (nós também não devemos reclamar, abençoemos, com sinceridade a situação)

5)     Jesus parte os pães (Jesus derruba os fatos e entra com Espírito no cerne da questão)

6)     Jesus deu de comer a todos aqueles 5.000 homens, mulheres e crianças e ainda sobrou muito !!!

 

RESUMO PRÁTICO DESTA PALAVRA

 

A impaciência, o medo e a tentação expulsam a Palavra de Deus e Deus não convive com isso!

Clame para confiar no Deus a quem você serve, perseverante, firme, constante e persistente, não aceite mais nenhum mal!

 

 

 

 

Disse-lhe Jesus: Mulher, que tenho eu contigo? Ainda não é chegada a minha hora.” João 2:4

 

Existe uma diferença clara entre o que serve a Deus e o que não O serve! O primeiro retira todo o tropeço que poderia impedir a ação de Deus em sua vida.  Senhor, revela a Tua Santa diferença em nossas vidas!

 

 

O SENHOR é bom, ele serve de fortaleza no dia da angústia, e conhece os que confiam nele.” Naum 1:7

 

Confie e alegre-se no Senhor, honrando-O e glorificando-O.

 

E era viúva, de quase oitenta e quatro anos, e não se afastava do templo, servindo a Deus em jejuns e orações, de noite e de dia.” Lucas 2:37

 

Não se afaste da Palavra de Deus, mesmo que você já seja avançadoem idade. Quandotomamos decisões sem consultar a Deus, vamos ter problemas.

 

 

Quando o SENHOR teu Deus te houver introduzido na terra, à qual vais para a possuir, e tiver lançado fora muitas nações de diante de ti, os heteus, e os girgaseus, e os amorreus, e os cananeus, e os perizeus, e os heveus, e os jebuseus, sete nações mais numerosas e mais poderosas do que tu; E o SENHOR teu Deus as tiver dado diante de ti, para as ferir, totalmente as destruirás; não farás com elas aliança, nem terás piedade delas; ” Deuteronômio 7:1-2

 

Não se alie e nem tenha piedade das nações espirituais que optaram em ficar fora da ação do Poder de Deus para sempre.

 

 

Palavra nenhuma houve, de tudo o que Moisés ordenara, que Josué não lesse perante toda a congregação de Israel, e as mulheres, e os meninos, e os estrangeiros, que andavam no meio deles.” Josué 8:35

 

Josué leu tudo o que Deus ordenou e para todo mundo, sem exceção.

 

 

E sucedeu que, ouvindo isto todos os reis, que estavam aquém do Jordão, nas montanhas, e nas campinas, em toda a costa do grande mar, em frente do Líbano, os heteus, e os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus, e os jebuseus,” Josué 9:1

 

Usaram de astúcia, e foram e se fingiram embaixadores, e levando sacos velhos sobre os seus jumentos, e odres de vinho, velhos, e rotos, e remendados;” Josué 9:4

 

E vieram a Josué, ao arraial, a Gilgal, e disseram a ele e aos homens de Israel: Viemos de uma terra distante; fazei, pois, agora, acordo conosco.” Josué 9:6

 

Então disseram a Josué: Nós somos teus servos. E disse-lhes Josué: Quem sois vós, e de onde vindes?” Josué 9:8

 

E lhe responderam: Teus servos vieram de uma terra mui distante, por causa do nome do SENHOR teu Deus, porquanto ouvimos a sua fama, e tudo quanto fez no Egito;” Josué 9:9

 

Quando os reis das nações inimigas ouviram isso, eles se juntaram para lutar contra Josué.

 

 

Este nosso pão tomamos quente das nossas casas para nossa provisão, no dia em que saímos para vir a vós; e ei-lo aqui agora já seco e bolorento;” Josué 9:12

 

E estes odres, que enchemos de vinho, eram novos, e ei-los aqui já rotos; e estas nossas roupas e nossos sapatos já se têm envelhecido, por causa do mui longo caminho.” Josué 9:13

 

Então os homens de Israel tomaram da provisão deles e não pediram conselho ao SENHOR.” Josué 9:14

 

Olharam segundo as aparências ! E acreditavam e erraram, pois não pediram conselho da boca de Deus !

 

 

O inimigo é capaz de tudo para nos tirar da presença de Deus ! Ore a Deus pedindo a Sua direção antes de decidir tudo !

 

 

E Josué fez paz com eles, e fez um acordo com eles, que lhes daria a vida; e os príncipes da congregação lhes prestaram juramento.” Josué 9:15

 

Josué fez tudo fora das orientações de Deus.

 

 

E os filhos de Israel não os feriram; porquanto os príncipes da congregação lhes juraram pelo SENHOR Deus de Israel; por isso toda a congregação murmurava contra os príncipes.” Josué 9:18

 

 

A mensagem bíblica reproduzida no início desta mensagem também nos faz refletir e tirar conclusões preciosas para nossas vidas:

 

1)     Jesus tomou os pães e peixes. (se entregue a Jesus: tem algum problema, dê a Ele!)

2)     Jesus olhou para os céus. (olhe o que te diz a Palavra de Deus sobre a questão que o está afligindo)

3)     Jesus abençoou-os (abençoe, você também, os recursos, por menores que aparentemente sejam,  não os maldiga, mas confie em Deus)

4)     Jesus resolveu o problema que afetava aquela multidão. (Jesus alimentou o povo e Ele também supre todas as nossas necessidades)

5)     Jesus fez a multiplicação de forma milagrosa, através de pouca quantidade de pães e peixes e ainda sobrou !  (quando as santas mãos do Senhor entram em operação, somos supridos muito além do que precisamos, no popular, “dá e sobra”)

 

A gente também se enrola por não consultar a Deus. Abra bem os seus olhos, busque e faça o que o que o Senhor orienta. Pergunte sempre a Deus se você deve mesmo fazer algo e encontre as respostas personalizadas para sua situação nas Sagradas Escrituras.

 

Em Nome de Jesus.

  

Mônica Gazzarrini

E-mail: [email protected]

 

 

“Jesus Cristo é o Senhor”

 


Autor: Monica Gazzarrini


Artigos Relacionados


A Confissão De Pedro.

Deus é Entendimento, Deus é Luz!

O Casamento Do Dízimo E Da Oferta Bíblica

As Obras Oriundas Da Autoridade Espiritual De Jesus Cristo.

Deus Nos Concede Tudo De Bom.

Tome Uma Decisão Séria, A Partir De Hoje: Viver De Acordo Com A Palavra De Deus.

A Palavra De Deus é Segurança E Repouso Humano.