Funcionário público: servidor do povo!



Vinte e oito de outubro é o dia do funcionário público, data instituída por Getúlio Vargas em 1939, pelo decreto número 1.713, quando são criadas as leis que regem direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos. Para ser servidor público é preciso prestar concurso, ser aprovado, passar no estágio probatório e, assim ter efetivação no cargo (essa é a maneira legal!). Esses servidores são pagos pelos cofres públicos, trabalham para atender a sociedade civil e deles espera-se que sejam profissionais prestativos, gentis e demonstrem educação em servir o povo.

Cada data comemorativa deve nos levar refletir, especialmente essa que envolve o trabalhador do setor público; afinal é comum a população reclamar do serviço público brasileiro, pois além da falta de investimentos e profissionais para determinados serviços essenciais, tornou-se comum existir reclamações quanto ao mau atendimento e pela forma ‘grotesca’ que alguns servidores tratam à população.

Obviamente que não devemos generalizar, mas infelizmente no serviço público ainda encontramos, como em todos os setores da sociedade, pessoas que não são comprometidas com seu trabalho e, no caso do funcionário público, não se pode esquecer que é um servidor do povo. Existem inúmeros servidores públicos que além de não ter boa remuneração, também não tem reconhecimento de seu trabalho.

Os funcionários do setor público devem acreditar em seu trabalho e o devem exercer com gratidão e orgulho. Também precisam demonstrar alegria ao servir o povo; muitas vezes não é fácil ser servidor público, principalmente quando encontramos pessoas querendo receber tudo pronto.

Os trabalhadores devem acreditar em sua força de trabalho e lutar para que no local onde estejam exercendo suas atividades diárias, tornem-se lugares agradáveis, pois se trabalha para a promoção do bem público.

Aos funcionários públicos nossa gratidão, pois existe muitos que com garra, determinação e muita consciência continuam em seu potencial e tem consciência que são servidores do povo e estão engajados na construção de um mundo mais justo, fraterno e humano.

Download do artigo
Autor: Ciro Toaldo


Artigos Relacionados


O Patrimônio Na Administração Pública

Patrimônio Na Administração Pública

Motivação Dos Servidores Públicos

A Qualificação Permanente Do Servidor Da Uespi: Desafios E Perspectivas

Mercado De Trabalho (relação Entre Empresário E Funcionário).

Ministério Público Do Trabalho Nos Dissídios Coletivos

A Terceirização De Serviços No Setor Público