Caveira fantasma! onde?



JORGE HENRIQUE AGUIAR

 

            O romance de Gaston Leroux é extremamente interessante, com um pinguinho de terror. Gaston Leroux nasceu durante uma viagem de sua mãe Marie Alphonsine, Gaston cresceu na Normandia, onde foi um ótimo aluno, foi para Paris onde fez faculdade de Direito, apaixonado por teatro, quando seu pai vem a morrer deixa-lhe uma pequena fortuna que foi gasta rapidamente, virou resenhista teatral e repórter policial, já que tinha que trabalhar. Fica famoso graças a uma reportagem que inocentou um prisioneiro. Em 1907 larga a vida perigosa de jornalista investigativo e se torna romancista e cria “O mistério do quarto amarelo”. Em 1927 morre e deixa diversas histórias incrivelmente conhecidas até hoje. O livro “O Fantasma da Ópera” foi uma das criações de Gaston Leroux, história lida até hoje e atualmente uma das editoras é a FTD, adaptada por Margarida Patriota que também traduziu. Margarida nasceu no Rio de Janeiro e atualmente vive em Brasília, ex-professora de literatura, trabalha na Rádio Senado, em 2005 ganhou o Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro, pela obra “Uma voz de outro mundo”. Voltando ao livro de Gaston, é dividido em 26 capítulos mais um epílogo e uma abertura, tem 231 páginas de história com ilustrações de Mozart Couto, mineiro de Juiz de Fora.

            O fantasma foi responsável por diversos acontecimentos esquisitos como mortes e desaparecimento, na noite da despedida de Debienne e Poligny, os diretores da ópera, Buquet foi encontrado morto no terceiro subsolo e o principal culpado foi o fantasma. Carlota era uma excelente cantora mas foi substituída por Cristine Daaé, a mesma desmaiou e Raul da Família Chagny foi observar como a linda moça estava, logo se apaixonou. Debienne e Poligny explicaram aos novos diretores Richard e Moncharmin os impostos que deveriam ser pagos ao Fantasma da Ópera, o principal era o camarote 5 que deveria ser do Fantasma, os impostos não eram pagos e o Fantasma ficava cada vez mais furioso. Daaé foi a Perros onde se encontrou com Raul, lá se lembraram do tempo de criança e a noite, Raul seguiu Cristine e ouviu uma música que foi creditada ao Anjo da Música, depois disso na ópera um cavalo foi roubado e um lustre caiu em castigo aos diretores que não estavam cumprindo ordens. Raul visitou mamãe Valérius e descobriu diversas coisas sobre Daaé. Depois disso, espionou Daaé e descobriu que o nome do “Anjo” era Erik. Reencontrou Cristine, exploraram o teatro e Raul descobriu a história de Erik e que ele era o verdadeiro fantasma. Numa noite o visconde de Chagny atirou nos olhos em brasa que vira na ópera, combinou com sua noiva de mentira Cristine que fugiria com ela. Daaé sumiu e Raul se aliou ao Persa, o daroga. Juntos desceram a casa de Erick que ficava nos subsolos da opera, mas antes disso os diretores descobriram que ao darem dinheiro ao fantasma, o dinheiro voltava para seus bolsos e depois eram roubados, já que Erik não queria ser descoberto pegando o dinheiro em sua mesa, tinha apoio de Giry. Voltando a aventura de Raul desceram ao subsolo e chegara a câmara de tortura onde coisas misteriosas ocorreram.

            História vibrante, com capítulos marcantes, e outros confusos, como é o caso do capítulo de abertura, muito confuso e já mostra o mistério logo de cara. Além de ter partes que poderiam não ser lidas e você deduziria, como em outras obras renomadas. O Fantasma da Ópera é um livro interessante, pois mexe com o lúdico de cada pessoa. É uma adaptação que parece ser fiel, mas utiliza imagens que em sua maioria não acrescentam muito, mesmo sendo muito bonitas. Outro dado é que você poderá encontrar alguns capítulos em duas páginas e outros em até dez ou doze páginas. O mistério descrito na obra choca, principalmente porque o fantasma tem o rosto de uma caveira, o que não é muito aceito para as pessoas, muitas pensam que fantasmas são invisíveis e passam pelas paredes, com a obra percebem que fantasmas até passam pelas paredes, mas por truques muito bem desenvolvidos e alguns deles até impossíveis. No geral é uma história romântica, pelo impossível amor entre Raul e Cristine que não podia se casar graças a Erik, o Fantasma que se casou com a pobre moça e foi responsável por diversas mortes, desaparecimentos e construções de castelos com túneis secretos. O jeito mais fácil de explicar o livro são com as palavras de Margarida Patriota “O Fantasma da Ópera, de Gaston Leroux, é livro rico, dramático, transbordante de vida”

           

           

   

 


Autor: Jorge Henrique Aguiar De Paula


Artigos Relacionados


O Fantasma Apaixonado

Será O Fantasma?

O Fantasma Que Rege A Ópera

Um Monstro Embaixo Da ópera

O Mistério Somos Nós

O Fantasma Da ópera

O Fantasma Da Ópera: Horror Ou Romance?