Trekking na Chapada Diamantina



O trekking é um esporte que há uma competição entre duas ou mais pessoas, que é praticado geralmente em trilhas e montanhas, podendo também ser realizado em ambientes urbanos. A duração das provas pode variar, pois podem durar alguns minutos e ter alguns quilômetros como também podem durar o dia inteiro e ter vários quilômetros a percorrer.

            O objetivo de cada equipe é se manter na velocidade adequada durante todo o percurso, por isso o trekking também é conhecido como enduro à pé. As equipes descobrirão o caminho através de uma planilha de navegação, que indica a velocidade e distância de cada trecho, a diz quais são os pontos de referência que auxiliam para que não se saia da trilha.

            O Winner é um equipamento utilizado para ajudar nos cálculos de tempo, pois a dificuldade de se manter na velocidade ideal ocorre por vários fatores. O principal deles é a precisão no cálculo da distância percorrida, porque para ter a velocidade certa é preciso percorrer a distância indicada no tempo correto. Para que tudo saia conforme o planejado, é preciso ter um marcador de passos com alta precisão.

            No meio do curso, surgem outras dificuldades que podem alterar a velocidade, como rios, morros, buracos, matas, lamaçais, chuva, sol, pedras escorregadias, pedras soltas, pontes, etc. Uma das regiões em que esse esporte está em alta é na Chapada Diamantina, que fica no estado da Bahia.

             O local é uma região de serras, onde nascem quase todos os rios das bacias do Paraguaçu, do Jacuípe e do Rio de Contas. Possui um parque nacional que é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). A vegetação é exuberante, formada por espécies da caatinga, Mata Atlântica e da flora serrana.

            A região é considerada a mais fria da região nordeste, chegando a 5º. C no inverno. A Chapada Diamantina reserva muitas atrações, e entre elas está fazer trekking em antigas trilhas que os garimpeiros usavam. Para quem aprecia o esporte, além de ser um bom local para praticá-lo, ainda é possível fazê-lo no meio de um lugar de natureza muito rica e deslumbrante.


Autor: Pedro Jorge


Artigos Relacionados


Chapada Diamantina

Relatório De Campo: Chapada Diamantina – Lençóis - Ba

Lazer Em Natal: Ecoturismo

Riquezas Naturais Tianguaenses

Turismo De Aventura: A Experiência Do Município De Paulo Afonso-ba

O Poder Da Velocidade

Artigo: O Parque Municipal De Maceió