Trekking na chapada diamantina com cachoeirão por cima



A trilha da Chapada Diamantina com Cachoeirão por cima é o roteiro de trekking com maior permanência no sul do Parque Nacional. O início e o final se dá pela cidade de Lençóis, e há visita a lugares de beleza exuberante como a Cachoeira da Fumacinha, Três Barras e Cachoeirão por Cima.

             Para se hospedar, há boas opções em Xique-Xique de Igatu, Mucugê e Guiné. O local a ser visitado apresenta uma paisagem incrivelmente bela, e na parte mais sul do Parque Nacional. O roteiro se inicia pelo Morro do Pai Inácio e segue até um dos lugares mais aguardados, que é o Poço Encantado e o Poço Azul.

             Depois a trilha passa pelas ruínas de Igatu, a “Machu Picchu” brasileira, e mais em frente pelo Garimpo até chegar no Mirante da Rampa do Caim, que tem vista para o Vale do Pati e para o Vale do Paraguassu. A seguir, a próxima parada é a Cachoeira das Três Barras, onde se encontra o maior lago de cachoeiras da Chapada Diamantina. A seguir, a próxima parada é a cidade histórica de Mucugê.

             Após Mucugê, se inicia a viagem até o extremo sul do Parque Nacional. Para chegar até lá, é preciso seguir a trilha que leva a Cachoeira da Fumacinha. A Cachoeira da Fumacinha tem aproximadamente 300 metros e é considerada por muitos a queda d´água mais bela de toda a Chapada. Depois começa o retorno até Lençóis. É possível cumprir esse roteiro em aproximadamente 8 dias.

             Para chegar até a Chapada Diamantina de avião, há vôos todos os dias através de Vitória da Conquista, especialmente para quem vem dos estados do sul e do sudeste. Para chegar até a Chapada de carro, vá até Salvador, siga em frente até Feira de Santana e chegue à Chapada através da BR 242. Para se hospedar, Lençóis tem boas opções.

             Para que o seu trekking aconteça de maneira segura e sem nenhum tipo de preocupação, é bom tomar alguns cuidados como: passar bloqueador solar de alto fator de proteção, usar roupas confortáveis e tênis com sola anti derrapante, não carregar bagagem em excesso, levar óculos escuro e boné para proteger do sol forte, passar repelente para proteger dos insetos, roupa de banho para aproveitar os rios e cachoeiras e câmera fotográfica para registrar a slindas paisagens que você irá visitar.


Autor: Pedro Jorge


Artigos Relacionados


Trekking Na Chapada Diamantina

Chapada Diamantina

Turismo Em Mato Grosso

Lazer Em Natal: Ecoturismo

Buscando Paz Interior? Viaje Para A Pousada Alfa E Ômega

Rio Para Inglês Ver

Riquezas Naturais Tianguaenses