o ensino de leitura no ensino médio



INTRODUÇÃO 

     A leitura propicia o desenvolvimento do pensamento crítico, que caracteriza de um modo particular  de dar sentido as experiências do individuo: por meio dela, o aluno amplia a percepção, a reflexão e a imaginação.

    É importante salientar que se tratando de leitura, de nada adianta o estudo de um texto sem a conseqüente discussão sobre sua relação com a prática, sobre seus fundamentos teóricos, atribuindo o leitor a construir novos e coerentes significados para o que lê e interpreta. Além disso, não mais se pode pensar em uma leitura como unidimensionais, pois ela abrange várias interfaces, expõem o aluno á uma compreensão mais abrangente do que está lendo, explicitando conteúdos, objetivo, especificidades, tanto no que se refere ao aprendizado, tanto no que se refere ao seu¨eu¨.

      Vê-se que é preciso planejar situações em que os alunos sejam convidados a lerem, a expor o seu entendimento em relação ao texto, fazer sua críticas, pois é isso que permite o professor conhecer quais idéias que os alunos têm  relação á leitura e oferecer boas situações para descobrirem sua própria realidade e a realidade do outro...

Download do artigo
Autor: Maria Do Carmo Lima


Artigos Relacionados


Leitura E Letramento

A Aprendizagem E Os Seus Desafios

Leitura: SinÔnimo De CompreensÃo

A Crise Da Leitura Na Escola

Projeto De EstÁgio: Transformando Paradigmas AtravÉs Da Leitura

Projetos De Leitura E Pesquisa Na Escola

Monografia / Tcc - Educação Básica: O Desinteresse Dos Alunos Pelo Ensino Formal.