Classificação de risco na triagem em emergência hospitalar



O sistema de classificação de risco foi criado com a finalidade de se prevenir intercorrências entre os pacientes graves que são atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Trata-se de um processo eficaz de identificação dos pacientes que necessitam de tratamento imediato, de acordo com o possível de risco, agravos à saúde ou grau de sofrimento (ABBÊS; MASSARO, 2004).

De acordo com o Ministério da Saúde (2002), a triagem deverá ser atingida por meio de protocolos pré-estabelecidos, por profissionais de saúde de nível superior treinados; sendo proibida a liberação de pacientes antes que estes sejam atendidos pelo médico. 

O Protocolo é um instrumento de apoio usado pare a identificação rápida e científica do doente de acordo com critérios clínicos para determinar em que ordem o paciente será atendido. Trata-se de um modelo em que diferentes enfermeiros obtêm os mesmo resultados na análise do paciente, aumentando a agilidade e a segurança nos serviços de urgência (CORENPR, 2010).

Após o processo de triagem, os pacientes são encaminhados aos consultórios médicos para serem avaliados. Uma vez realizado o atendimento, o paciente deverá ter sua referência garantida, por meio do encaminhamento realizado às centrais de regulação ou aos fluxos previamente pactuados (BRASIL, 2002)...

Download do artigo
Autor: Valneide Alexandrino Dos Santos


Artigos Relacionados


Contribuição Da Arte Terapia No Serviço De Caps Iii – Saúde Mental De Cascavel No Ano De 2010

O Enfermeiro Na Prevenção Da Infecção Hospitalar

Assistencia Farmaceutica Para Pacientes Idosos Hipertensos

Os Agravos à Saúde Resultantes Da Febre Reumática

Modelo De Portaria Da Estratégia Saúde Mental

Educação Em Saúde: A Busca Pela Integralidade Do Sus Através Do Programa Saúde Da Família (psf)

Modelo De Portaria De Centro De Inteligência Em Vigilância Em Saúde