Tecnologia a favor da educação



Muito interessante o novo sistema de gerenciamento de escolas que a Secretaria de Educação de alguns estados, dentre os quais, o Rio de Janeiro, vêm fazendo. Por meio de inovações tecnológicas os gestores obtêm informações sobre todas as escolas da rede estadual, o que facilitará a tomada de decisões diretivas. Ficará mais fácil acompanhar o perfil dos alunos no que se refere a unidade escolar, turma, nota, número de faltas e resultados de aprovação e/ou reprovação. Além disso, são disponibilizados serviços tais como “diretor online; professor online e aluno online” os quais propiciam informações para o diretor, professor, pais e/ou responsáveis de alunos, de forma rápida e prática. Tudo leva a crer que a tecnologia agora começa a ser usada em favor da educação, não que antes já não houvesse uma relação entre escola e tecnologia, porém, o sistema educacional, dentre todos os sistemas institucionais brasileiros é o que menos tem avançado em operações tecnológicas. Podemos perceber em nossas escolas, o quanto o professor ainda demonstra ter certo “pavor” ao enfrentar um computador. Já o aluno, principalmente os mais novos, apresentam uma grande intimidade com a tecnologia, seja qual for a “máquina”. Quanto mais avançada, mais atraente. As aulas, mesmo sendo bem planejados, cheias de cartazes não atraem tanto quanto um aparelho celular que oferece música, câmera fotográfica, bluetooth, jogos e outras coisas a mais que fazem qualquer criança ou adolescente ficarem “voando’ na hora da explicação do professor. Ou seja, a tecnologia usada em nossas escolas realmente precisa ser inovada para que possa atender às necessidades da geração que hoje freqüenta às escolas. Voltando a comentar sobre a novidade, podemos afirmar que no momento que estivermos com tudo funcionando, será muito mais agradável para os pais saberem que não precisarão mais enfrentar filas para conseguirem matricular seus filhos, além de poderem trabalhar tranqüilos, sabendo que mesmo distante poderão acompanhar o desempenho de seus filhos na escola. Porém, é bom lembrar que a tecnologia precisa e deve estar aliada a educação para que esta possa ser de boa qualidade e para tanto, devemos tomar o cuidado para não haja a perda do contato humano entre a equipe escolar e a família. Essa preocupação com a relação entre família e escola está pautada em um relativo consenso de que a temática: “Família e Escola” trata de uma relação complexa e, por vezes, assimétrica, no que diz respeito aos valores e objetivos entre as instituições. E esta é, realmente, uma relação sujeita a conflitos de diferentes ordens. Nos dias atuais podemos ver este conflito observando a tênue distância formada entre o adulto e a criança. Assim, tanto a escola como a família, poderão verificar seu papel no enfrentamento da crise que envolve a todos, ampliando as preocupações e princípios, que possam unir em alguns pontos, duas instituições tão complexas. A tecnologia avançada mesmo que não esteja ao alcance de todos, principalmente dos pais, pode vir a ser uma das melhores ferramentas no processo educativo. Ao invés de ficarmos ‘brigando” com os filhos e reclamando com os alunos porque vivem na internet, podemos nos utilizar dos aparatos tecnológicos como facilitadores no processo de ensino e aprendizagem. O primeiro passo foi dado. As Secretarias de Educação estão se informatizando, e podemos dizer que da melhor maneira possível. Agora, o que temos a fazer é investir em nossas escolas e principalmente nos professores e em todos aqueles que fazem parte do processo educacional, afinal, não se pode realizar um trabalho de boa qualidade se não tivermos mão-de-obra capacitada para trabalhar com as novas tecnologias. Uma das maneiras da escola e os educadores “enfrentarem” os alunos frente aos aparelhos tecnológicos é partir do principio que não pode haver concorrência. Uma sugestão para conciliarmos tecnologia com escola e família é utilizarmos os aparelhos tecnológicos como material didático, de maneira que alunos e professores possam debater sobre informática; pirataria; ética e outros assuntos transversais que estão em nosso dia a dia. Além de tudo, podemos trabalhar a língua portuguesa que está sendo destruída nos msn’s, e-mails e bate papos. Podemos também falar um pouco da história, desde a invenção da roda até os dias atuais quando surgem celulares que mostram a pessoa que está “do outro lado”. Bom, o primeiro passo foi dado. Ficará mais fácil para professores, pais e alunos compartilharem as informações sobre a Educação em alguns estados. Agora, devemos também fazer nossa parte, acessarmos as informações por meio das inovações tecnológicas e utilizá-las em prol do desenvolvimento educacional de nossa região.
Autor: Carmem Helane


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