A criança hiperativa e suas dificuldades de aprendizagem e relacionamento



1-O que é hiperatividade(TDAH)

Os sinais de hiperatividade iniciam-se nos primeiros anos de vida de uma pessoa. O estado de agitação, inquietude, impulsividade e desatenção em graus elevados, caracterizam o TDAH que é provocado por alterações no desenvolvimento neuro/emocional podendo ser genético. Afeta a atenção e coordenação motora, não devendo ser confundido com DDA(desordem de déficit de atenção) este será caracterizado principalmente pela extrema desatenção, e o tratamento não é o mesmo do hiperativo que diferencia-se pela hiperatividade exagerada tornando a criança irritada, impaciente,muito chorona e com sono irregular.(Dra.Lou de Olivier 2003) O transtorno na criança,Segundo SMITH e STRICK, 2001, provoca baixo rendimento escolar, baixa auto-estima e dificulta os relacionamentos entre os colegas. Para reconhecer em uma criança a hiperatividade, como já citado, esta deve apresentar déficit de atenção, atividade motora excessiva e impulsividade por falta de controle em um nível que interfere em seu rendimento escolar e em seus relacionamentos familiares ou sociais. (Castro e Malagris 2003) Barkley (2002) reconhece mais dois problemas adicionais para aqueles com TDAH, que são: dificuldades para seguir regras e instruções e variabilidade extrema em suas respostas a situações.
Esses sintomas estão associados a um déficit primário na inibição do comportamento, que é o símbolo do TDAH. De acordo com Topczenski (2004), a hiperatividade pode ser considerada uma doença...

Download do artigo
Autor: Priscila Lorang


Artigos Relacionados


Tdah Conhecer Para Transformar Vidas

Transtorno De Déficit De Atenção / Hiperatividade: Reflexos Na Alfabetização

Perspectiva Do Conhecimento Do Tdah E A Atuação Do Psicopedagogo

O Lúdico E A Criança Na Escola

Transtorno De Déficit De Atenção/ Hiperatividade

Escola X Família No Contexto Escolar

A Falta De Limites X Tdah