Desenvolvimento sexual infantil segundo a psicanálise dentro da prática docente.



Esse trabalho tem como objetivo esclarecer idéias e quebrar preconceitos sobre o a sexualidade infantil entendendo sua expressão como um processo natural no amadurecimento da criança, para que o professor saiba reconhecer a diferença entre dar limites e repressão na prática docente. Para tanto foi realizada uma pesquisa de cunho bibliográfico tem como único autor Sigmundo Freud por ser denominado a “pai” da psicanálise. Fez se um breve comentário do que é psicanalise e definição do que é sexualidade infantil estudada por Freud. Nesse processo de construção do desenvolvimento sexual infantil passamos pelas fases sexuais (oral, anal e fálica) sendo fechado no complexo de Édipo. Conclui-se que é de suma importância o estabelecimento de relações afetivas entre professor e aluno, pois no complexo de Édipo objeto de amor se transferi da mãe para o professor, que assume o papel de um deposito onde a criança coloca seus desejos e projeções. Ressaltando também o conceito da importância do profissional formado em pedagogia, entender a sexualidade infantil e suas curiosidades como um acontecimento normal no processo evolutivo da criança, reagindo assim suas expressões sexuais naturalmente sem reprimi-las. Reconhecendo também a escola como um importante espaço de influência sobre o desenvolvimento sexual da criança, por meio da educação sexual infantil. Repensando a pratica docente casada com a psicanálise dentro do ambiente escolar, levando ao educando uma melhor aprendizagem, formação humana e psicológica.

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