O Fantasma da Ópera



  A MÁSCARA POR TRÁZ DE NÓS MESMOS

         O monstro por traz de nós mesmos

                       Luiza Gonçalves

O livro o fantasma da ópera de Gastón Leurox, 1ª edição traduzido e adaptado por Margarida Patriota, conta a história de um fantasma, cujo nome era Éric, que morava nos subterrâneos da Ópera.Se isolava pois sua feiúra assustava a todos.

Na noite de despedida dos diretores Debienne e Poligny, o fantasma atacou, encontraram o maquinista José Buquet, enforcado  no terceiro subsolo. Os novos  diretores não acreditavam na história do fantasma e por varias vezes o desacataram, tendo conseqüências drásticas.

Carlota uma diva espanhola era a estrela da Ópera, por vontade e ataques do fantasma, que desejava que Cristine Daaé( que era uma órfã, que escutava um anjo de música), cantasse no lugar da diva. Cristine triunfou  e seu amigo  e paixão  desde que eram  crianças, Raul, a reconheceu e foi atrás.O fantasma somente atacava quando se referia ao grande amor de sua vida Cristine   ou ao camarote  05, defendia quem o servia.Quando desejava algo, manifestava-se através de cartas, as quais a senhora Giry era responsável por entregar.

Cristine sempre teve aulas com o tal anjo da musica que na verdade era Éric o fantasma, quando contou tudo a Raul e decidira fugir na noite após  o espetáculo, infelizmente Éric descobre e enquanto ela canta ele a rapta. Raul e o persa foram até a  casa do lago, onde Éric se escondia, mas ficaram presos na camará  de tortura, construída  pelo próprio Éric.No entanto com o sim de Daaé ao seu pedido de casamento, Éric salvou os dois. Ao perceber o quanto era grande o amor entre Raul e Cristine, deixou-os partir.

Gaston Leurox nasceu em 06 de maio de 1863 em Paris e faleceu em 15 de abril de 1927, sua obra mais conhecida é o Fantasma da Ópera.Ele cresceu no porto de Valéry em Caux, na Normandia. Na escola sempre se mostrou um aluno extradisciplinado, ganhando muitos prêmios.Voltando a Paris cursou a  universidade de  Direito,em 1889 se formou e seu pai faleceu, deixando-lhe uma boa fortuna, no entanto ele torrou com futilidades.Desistiu de direito e foi trabalhar como jornalista, teve sucesso, mas desistiu.

Suas obras foram baseadas em Stendhal,Alexandre Dumas e Victor Hugo. Em 1903 lançou seu primeiro livro, e seu segundo em 1907.Outras obras são: “A Rainha do Sabá”; “ A Poltrona Assombrada” e o “Mistério do Quarto Amarelo”

Margarida Patriota nasceu no Rio de Janeiro, viajou o  mundo e atualmente vive em Brasília.Foi professora de Literatura, durante 25 anos.Ela já publicou mais de 20 livros, alguns ensaios  e ficção para adultos.

Outras obras são: “Sai da frente que ai vem gente que aí vem gente”; “Nas Tramas da Emoção”; “Tem Encanto no Quintal”; “Tudo muda  com Duda” e “A guerra das Sabidas contra os Atletas Vagais”.

Sua primeira ficção “Uma voz do Outro Mundo” a fez ganhar o Concurso Nacional de Literatura João-de-Barro, edição 2005.A maioria do seu público atingido são os jovens.

A obra o Fantasma da Ópera usa de muita imaginação, mas nos traz um reflexão pois no livro, Éric se escondia por causa de sua feiúra, mas para os dias  de hoje podemos entender que  todos nós temos  um lado fantasma, sempre tentando esconder as imperfeições, manipulando, mentindo, ou até mesmo sendo preconceituosos com os deficientes, expresidiários,moradores de rua entre outros.

Éric também amava tinha sentimentos, o monstro tinha sentimentos humanos, por mais erros que a  pessoa possa ter cometido ele tem sentimentos .

Talvez se todos o tivessem respeitado  e o olhassem como qualquer pessoa comum, ele não teria cometido tantos crimes.Essa é  a idéia que pode ser  transmitida, temos que  respeitar as diferenças.

Também nos dá uma lição  de humildade e reconhecimento pois mesmo pois mesmo amando Cristine a deixou partir  e reconheceu seus erros.

Quando lemos a obra acabamos sendo tomados por sentimentos, mergulhamos na nossa imaginação, nos identificamos com algumas partes ou até mesmo personagens, o fantasma muitas vezes somos nós.

É  difícil julgar Éric não se sabe se o medo  ou a pena e compaixão devem prevalecer.Muitas vezes  também nos desiludimos no amor, sempre nos maltratamos, pois o motivo da perda é por termos mostrado este lado terrível.

Esta obra será imortal pois todas as gerações com certeza  se identificaram e serão guiadas pela emoção e imaginação. 

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


O Fantasma Da Opera Ficção Que Envolve A Realidade

Um Fantasma Na ópera

O Mistério Somos Nós

O Fantasma Da ópera

Caveira Fantasma! Onde?

Erick Um Fantasminha Nada Camarada

O Fantasma Apaixonado