O fantasma da opera ficção que envolve a realidade



O FANTASMA DA OPERA FICÇÃO QUE ENVOLVE A REALIDADE

O PONTO QUE NOS REFLETE

Luan Morony

            O fantasma da Opera escrito por Gastón Leurox fala sobre a historia de um homem talentoso que por ser muito feio se escondia e morava no teatro conhecido como fantasma já que ninguém o vira apenas sabiam de sua existência e do seus feitos, foi a edição adaptada  e traduzida por Margarida Patriota dividida em 26 capítulos.

            Na cerimônia de despedidas dos diretores houve uma tragédia fora encontrado o maquinista  Jose Buquet morto no 3º subsolo pois ele estava próximo aos requintes de Erick. A historia do fantasma era ignorada pelos novos  diretores para evitar problemas para eles, porem causou apenas grandes conseqüências.

            Graça a paixão do fantasma pelo Cristine Dave queria tira Carlota uma espanhola estrela da Opera para de Cristine canta-se após o seu auge acabou sendo reconhecida por um amigo de infância Raul e seu amor reacendeu, o fantasma ataca a todos que iam contra ele e a seu amor fazia varias exigências através de cartas para a senhora Giry uma serva que entregava as suas cartas.

            O anjo da musica que na verdade era Erick que dava aulas especiais a Cristine que contou tudo a Raul para fugir do teatro ao lado dele na noite da fuga após o espetáculo o fantasma cego de amor seqüestra Cristine Raul foi ate a casa do lago ande o fantasma se escondia porem ficou preso na sala de tortura mas como Crinstine aceitou se casar com o fantasma e o fantasma soltou Raul e para criarem uma vida juntos e se isolou não interferindo mais na peça de teatro.

            Gastón Lerox nasceu na capital da França em Paris no dia 6 de maio de 1868 e faleceu dia 15 de abril de 1927 com 59 anos, cresceu no porto de Valery em Caux foi um aluno brilhante  enviado a Paris para fazer curso superior em advocacia (Direito) devido a sua paixão por teatro e a composição de cantos se formou com tudo seu pai morreu deixando sua fortuna para seu filho que gastou com bobagens,diante da necessidade de trabalho agarrou a oportunidade de ser resenhista de teatro e repórter policial ganhando fama infiltrando-se em uma prisão provando a inocência do condenado.

E 1907 abandonou o jornalismo e virou romantista em tempo integral e anos depois escreveu sua obra mais famosa “O fantasma da Opera” que é lembrada ate hoje como um grande livro de drama,romance e terror.

            Margarida Patriota a adaptadora do livro nasceu em Brasília, foi professora durante 25 anos publicou 20 livros entre eles muitos são ensaios e ficções para o publico adulto. Suas obras mais famosas são: “nas tramas da emoção” “tudo muda com Duda” “Sai da frente que ai vem gente” “tem encanto no quintal e “a guerra das sabidas contra os atletas vagais”. Sua primeira obra de ficção ganhou o Concurso Nacional de Literatura Jaó de Barro em 2005 direcionada para o publico jovem.

            O livro o fantasma da opera envolve uma historia de amor profunda que Erick que escondia seu rosto por ser muito feio não sendo aceito pelas outra pessoas sendo julgado como mostro se isolando do mundo para fugir de criticas, fazendo com que o leitor reflita sobre a aceitação de outras pessoas e mostrando que todos tem imperfeições mais isso não faz nosso caráter e a pessoa que nos somos, o amor do fantasma também faz passagem de que qualquer um tem sentimentos porem ele levou alem do que devia e por ser aceito por Cristine cometeu crimes assustando a todos estando cego de mais para ver isso.

            Erick mostra o drama de uma pessoa boa que é julgada pela saciedade e graças a isso se transforma em um monstro mostrando as mudanças causadas por essas criticas e pelo seu isolamento do mundo o qual se encaixa perfeitamente com a realidade em alguns aspectos.

            Em todo o livro apenas um aspecto é decepcionante o qual o autor poderia ter se aprofundado mais nos fatos no inicio do livro e sem jogar os fatos facilmente podendo mergulhar em um grande enigma de quem seria o mascarado e os motivos dele usar a mascara, mas quando o leitor consegue mergulhar na trama o livro fica mais interessante principalmente pelos personagens serem encaixados na hora certa e bem detalhados com características fortes e marcantes.

            Resenha escrita por Luan Morony Simões, nascido em 1997 de abril dia 25 , esta a concluir o ensino fundamental 9ano e esta a cursar o 1° médio no inicio de 2012.


Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


O Fantasma Apaixonado

O Fantasma Da Ópera

O Fantasma Da Máscara: Resenha Do Livro ''o Fantasma Da Ópera''

Erick Um Fantasminha Nada Camarada

O Fantasma Da ópera

Um Monstro Embaixo Da ópera

O Mistério Somos Nós