Google shopping e a sua loja virtual



O Google Shopping já está operando no Brasil como mais uma das ferramentas de busca “paralelas” do Google que objetiva, de alguma forma, organizar as informações da internet e com elas deixar ainda mais relevante o resultado das pesquisas da sua principal ferramenta.

O Google Shopping é diferente de outros sites pelo que faz e pelo que não faz. O Google Shopping pesquisa o maior repositório de comerciantes e produtos da internet e exibe rapidamente resultados relevantes para determinada busca e possibilita que os usuários consigam comparar preços e funcionalidades desses produtos.

Muitas pessoas me perguntaram se o Google Shopping é igual ao Buscapé ou a outros comparadores de preços do mercado, e a resposta é sim e não. Sim, pois a interface dele é muito parecida com os comparadores de preço. Não, pois o Google Shopping utiliza outros critérios para classificar os resultados que ele exibe. Os produtos que serão exibidos primeiro são os que o Google considera mais relevantes para aquela busca e não as empresas que estão pagando mais para aparecer.

 

O Google Shopping vai me ajudar a vender mais?

A grande sacada do Google Shopping é conseguir facilitar a vida das pessoas que estão buscando determinado produto e oferecer para eles resultados mais relevantes para aquela busca, logo, se você souber se posicionar da forma certa e tiver uma loja virtual que consiga integração com o Google Shopping, provavelmente, você conseguirá mais visitantes para o seu site e, dessa forma, mais vendas.

 

                       

Dependendo do produto que está procurando o Google exibe no meio dos resultados de busca do um quadro como o acima relevante para o termo buscado. E como o próprio Google afirma a quantidade de clique em resultado no qual são exibidos imagens é muito maior que os resultados só de texto.

 

Como coloco os meus produtos no Google Shopping?

 

O primeiro passo para você poder colocar seus produtos no Google Shopping é ter uma conta do Google. Pode ser uma conta @gmail.com ou uma conta que esteja no utilizando o Google Apps. Se você já tem uma conta no Google é só se cadastrar no Google Shopping aqui.

Depois disso você precisa enviar para o Google Shopping os seus produtos, eles podem ser enviados, basicamente, de duas formas: Feed de dados ou API.

O feed de dados é a forma mais simples de integrar a sua loja virtual com o Google Shopping onde é criado um arquivo no formato XML especificado pelo Google que contenha todos os seus produtos.

Já a API exige um pouco mais de conhecimento de programação que desejam integrar seus aplicativos ao Google Merchant Center. Ela é bem mais flexível e permite aos aplicativos enviar dados novos, atualizar ou excluir itens existentes. Para mias detalhes sobre Google Content API for Shopping

 

Como ser relevante no Google Shopping?

 

Como sempre a formula que o Google utiliza para classificar os sites é não é revelada, mas depois de ler alguns artigos e fazer alguns testes podemos afirmar que:

  • Atributos no Feed: Quanto mais dos atributos do produto você conseguir informar no Feed ou via Api é melhor.
  • Imagens – obviamente, o Google Shopping quer exibir as pessoas diferentes imagens do produto. Caso você envie uma variedade de fotos, ou fotos com boa qualidade, as suas chances de aparecer bem posicionado no Shopping aumentam.
  • Título da sua página de produto: a title tag da página do seu produto lá no seu website ajuda você aparecer melhor listado no Google Shopping;
  • O preço: Quando melhor for o seu preço em relação aos seus concorrentes melhor.
  • A descrição do produto: Aqui é onde você pode fazer a diferença crie uma descrição única para o seu produto e tente fugir da descrição padrão que é oferecida pelo fabricante e que, provavelmente, todos os teus concorrentes utilizam.

Isso não é uma receita certeira de sucesso são apenas impressões dos testes que fizemos com os nossos clientes e das pesquisas que realizamos.

E você já está utilizando o Google shopping? Como estão seus resultados?

Autor: Marcio Eugênio – Sócio fundador da D Loja Virtual  


Autor: Marcio Eugênio


Artigos Relacionados


Divulgar Site | Publicidade Online | Site Busca | Espalhando

Google Wave - Inovando Em Comunicação

Como Fazer O Seu Negócio Na Internet Crescer

Google Insights Análise De Tendências Culturais, Política E Econômicas Fácil E Grátis.

Como Fazer De Seu Site Um Sucesso De Vendas

Como Fazer De Seu Site Um Sucesso De Vendas

Compare Resultados Entre Bing E Google