As implicações do censo escolar na educação básica brasileira



INTRODUÇÃO: Este presente trabalho foi realizado através de uma pesquisa bibliográfica feita na disciplina de Tópicos de Educação e Avaliação no curso de Licenciatura em Educação Física da Faculdade Integrada da Grande Fortaleza – FGF. Devido essa disciplina possuir um grande cunho de conteúdo teórico referente aos sistemas de avaliação inseridos no Brasil, viu-se a necessidade de pesquisar sobre tal tema e extrair o máximo de informações possíveis para a compreensão, interpretação e reflexão do mesmo. Assim, nesse trabalho foi dada ênfase ao sistema de avaliação conhecido como Censo Escolar o qual é referências para os demais sistemas de avaliações da Educação Básica como IDEB, SAEB, ENCCEJA e PROVINHA BRASIL. O Censo Escolar é realizado anualmente pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – com a colaboração das
secretarias municipais e estaduais de educação e a participação de todas as escolas públicas e privadas do país. Os dados são coletados e enviados na última quarta-feira do mês de maio pelo sistema online EDUCACENSO, sendo o mais relevante e brangente levantamento estatístico sobre a educação básica brasileira. Os dados coletados constituem a mais completa fonte de informações utilizada pelo Ministério da Educação que tem como objetivos: formular políticas públicas para o bom desempenho dos programas e definir os critérios para a atuação supletiva do MEC às escolas, estados e municípios; Subsidiar o cálculo de indicadores como
o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB – que serve de referência para as metas do Plano de Desenvolvimento da Educação – PDE; Distribuir eficientemente alguns recursos públicos como: merenda escolar, livros didáticos distribuídos e devolvidos,
uniforme, transporte escolar. É um sistema de avaliação tão importante que órgãos mundiais como UNICEF e UNESCO utilizam seus dados para estudos e pesquisas posteriores. Esse sistema avalia se as escolas têm internet banda larga com velocidade de no mínimo 1GB, números de matrículas por turno, número de matrículas por série, número de reprovações e aprovações por disciplina, número de evasões, número de docentes, número de licenças médicas, infra-estrutura, entre outros. OBJETIVO: Definir, compreender, interpretar e refletir sobre os principais objetivos e formas de realização do sistema de avaliação da educação básica – Censo Escolar. METODOLOGIA: Foi realizada uma Pesquisa
Bibliográfica para a obtenção das respostas referente ao nosso objetivo geral. Os dados obtidos foram apresentados em seminário na própria faculdade para alunos da disciplina relacionada e avaliados pela docente Professora Mestra Rosane de Almeida Andrade. Será atribuída uma pontuação que servirá para compor a nota da GQ1. CONCLUSÃO: Enfim, o Censo Escolar é um sistema de avaliação desenvolvido pelo MEC – INEP, que através de seus resultados procura ampliar uma melhor promoção da qualidade do ensino na educação básica brasileira. Esse sistema também é aplicado com brasileiros que moram no Japão. E a partir deste ano deixar de ser um indicador por amostragem e passa a ser realizado com todas as escolas e alunos do Brasil. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS: Site do Instituto Nacional de Educação e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP – www.inep.gov.br

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Autor: Adriano Barros


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