Participar Da Administração Da Escola



Para participar da administração escolar é preciso explicitar práticas de referência, no trabalho em equipe; deve-se interessar pela comunidade educativa em seu conjunto, o funcionamento ordenado espaços são experiências de formação.

As mudanças vividas na atualidade (décadas de 80 e 90) em nível mundial, em termos econômicos, sociais e culturais, com a transnacionalização da economia e o intercâmbio quase imediato de conhecimentos e padrões sociais e culturais, através das novas tecnologias da comunicação, entre outros fatores, têm provocado uma nova atuação dos Estados nacionais na organização das políticas públicas, por meio de um movimento de repasse de poderes e responsabilidades dos governos centrais para as comunidades locais.

Na educação, um efeito deste movimento são os processos de descentralização da gestão escolar, hoje percebidos como uma das mais importantes tendências das reformas educacionais em nível mundial (Abi-Duhou, 2002) e um tema importante na formação continuada dos docentes e nos debates educacionais com toda a sociedade.

O desafio da educação escolar é formar um projeto, como um ator que tem domínio sobre o mundo, possui diretor e competências para modificar as coisas se necessário, no projeto manifestam a liberdade, condição de realização, resistência, organização, autonomia crescente dos funcionários e professores, tanto individual como coletiva em nome de sua dignidade, competência e responsabilidade, assumindo os erros de estratégias e riscos.

Os professores compreendem que isso é uma maneira de faze-los "vestir a camisa" quando a escola é questionada agindo com coerência e continuidade esse conjunto deve ter cumplicidade, afinidade, visão de mundo senão idênticas pelo menos compatíveis, fazendo do trabalho coletivo dinâmico garantindo a parceria com pais e a comunidade para que o projeto escolar seja colocando em prática como uma família vivendo harmoniosamente.

Para administrar os recursos da escola é necessário sem dúvidas ter os pés no chão, uma visão realista dos custos e das restrições não dita, enquanto tal prioridade e estratégias, e tomar decisões coletivas para preservar uma igualdade na repartição dos recursos, e responsabilidade para todas as partes assim envolvidas.

Ainda existe professores que trabalham em circuito fechado, limita-se à vigilância do recurso, à elaboração de horários e a divisão de algumas tarefas.

Organizar e fazer evoluir no ambiente escolar, a participação dos alunos, toda a iniciativa tem incidências sobre a vida dos alunos, na escola, a atmosfera, a qualidade da orientação e de formação e a formação para a cidadania pela prática. Dessa forma a aprendizagem, disciplinas, a pedagogia exige a capacidade de apóio, para que as competências e os saberes se construam com uma certa segurança, se tira esse apoio progressivamente e os alunos se tornem autônomos.


Autor: Erynat FERNANDES


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