Planejamento Coletivo



O planejamento de aulas deve ter como ponto de partida as ideias, desejos e necessidades de aprendizagens apontadas pelas crianças, o que não significa limitar-se a apenas isto.

É possível apresentar os conteúdos, ou temas de cada área, apontados para determinado período e planejar junto com a turma. Esta prática melhora a participação nas aulas, pois institui-se a co-responsabilidade, as crianças pensam sobre o que querem e o que precisam aprender, o que influenciará sua posição diante das atividades propostas, o sentimento de pertencer ao trabalho e não ser um simples foco, alvo, ou público.

A ação coletiva do "planejar" deve recorrer à participação não só dos estudantes, mas, também dos colegas e de toda a comunidade escolar.

A análise das avaliações deve contar com a confirmação dos estudantes sobre suas hipóteses. Certamente não é possível fazer isto todo o tempo, mas selecionar alguns registros para esta análise permitirá compreender como a turma está apreendendo o que é trabalhado, como consequência avaliar-se, orientar melhor o planejamento, conhecer como os estudantes pensam e como compreendem as propostas.

A mudança na prática de planejar deve ser gradual, levada por estudos, experimentações, registros das observações, troca de ideias, olhares sob diferentes perspectivas.


Autor: Tonia Kelley De Souza Botas


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