Reflexões sobre a obra de Sherrie Levine



Sherrie Levine nasceu em 1947 Haszleton ( Pensilvânia, EUA) Vive e trabalha em Nova York.Ela teve sua primeira Critica nos anos 80, onde ela era parte de um grupo de artistas emergentes, Jenny Holzer, Richard Prince, Louise Lawler, Cindy Sherman e Barbara Kruger.

O trabalho de Sherrie Levine é composto por elementos variados. A materialização deste trabalho usa a escultura, pintura, fotografia. A análise critica do trabalho de Levine é aparentemente complicada, pois parece não poder ser concebida apenas na superficialidade de sua expressão, Levine se apropria de imagens, objetos e de conceitos.

No inicio dos anos 80 Levine ficou conhecida por seu trabalho de apropriação, como representante deste processo, usou em seu trabalho tanto imagens da cultura de massa, quanto imagens de artistas renomados. O tema deste trabalho sugere a desmistificação da figura masculina. E o questionamento que surge em seu trabalho é a relação autor e originalidade.

Apropriação como um termo das artes plásticas faz a ligação com a artista que fez de seu trabalho uma “provocação”, quando Sherrie Levine usa o termo ”After Walker Evans”, abre um novo horizonte interpretativo, uma imagem de Walker Evans levava o observador a um tipo direcionado de reflexão, (...) falava da recessão das condições sociais e políticas em que o homem daquele meio social e naquele momento estava sofrendo, passível de interpretações no que se refere a situação e emergência de um determinado grupo, que passava por um determinada crise(...) quando esta imagem passa a ser o trabalho de Levine (artista) onde ela faz uma fotografia de uma fotografia de Walker Evans , sem quaisquer modificações e leva ao território da Artes, ativa uma outra maneira de ver, o problema ali a principio era uma crise social, e quando esta num museu ou galeria as reflexões são outras, a percepção se difere da original, porque questionamentos se modificam de acordo com o deslocamento de imagem que estava numa revista vinculada a cultura de massa e hoje está no museu, o que muda em relação a primeira observação “imagem de Walker Evans” e imagem “depois de Walker Evans está vinculada a uma ação de Levine, esta ação leva a outras interpretações e outra maneira de pensar o contexto de uma imagem.


Autor: Claudia Loureiro Guimaraes


Artigos Relacionados


Gm E Ford Na Guerra Pelo Mundo Pós Apocalipse

O Que é A Fotografia

Definição De Fotógrafo

Melhor Direção De Arte Oscar 2012

O Estranho Anonimato De Um Grande Artista: Uma Visita à Obra Do Mestre João Silva

Melhor Documentário Oscar 2012

O Não Objeto: A Apropriação Da Imagem Do Background Do Movimento Pop Ao Contemporâneo