É importante ler?



 É Importante Ler?

   Wanderson Vitor Boareto

Resumo

  A leitura é uma prática que vêm perdendo espaço para o avanço tecnológico. Será que as bibliotecas serão abandonadas? Esse tipo de discussão se torna a cada dia mais comum no meios academicos.

Palavras Chaves:

Educação, leitura, Tecnologia, Professores

 

A leitura sempre foi entendida como ferramenta indispensável na formação intelectual dos estudantes em todos os níveis da educação. No entanto, esta prática vem sendo deixada de lado pelos alunos do ensino médio. Nos anos iniciais o professor consegue estimular e cobrar algumas leituras.

Nas últimas décadas com o avanço da tecnologia e com a facilidade da informação através dos meios de comunicação, transforma-se a forma de elaborar trabalhos e de manusear a informação.

Durante séculos, as informações foram absorvidas pelos estudantes e trabalhadas para se transformarem em conhecimento. Lembrando que conhecimento é a relação: “Pessoa/Objeto”. Nessa óptica entendemos que a informação tem a função primordial de dar respaldo para o indivíduo construir seu conhecimento.

A pergunta é apenas uma: o que será da educação? Como os professores podem estimular a leitura. Será que nossa Era marca o fim das bibliotecas?

Essas perguntas só o tempo poderá responder, porém pais, professores e cidadãos terão que entender o prejuízo que todos os estudantes têm ao abandonar a leitura. Seria muita infantilidade dizer que a tecnologia não tem sua importância, é claro que tem, mas ela não é tudo, ou seja, o estudante tem que estudar, praticar esportes, ter amigos, namorar, ter lazer, tudo tem sua importância no desenvolvimento intelectual, a questão é que o jovem faz muito uma coisa só. Já dizia São Tomás de Aquino “Tenho medo de homens de um livro só”.


Autor: Wanderson Boareto


Artigos Relacionados


Cidadania Na Sociedade De Informação

Formação Humana

Ação Docente Em Ambientes Virtuais De Aprendizagem

O Ato Da Leitura

Currículo E Sociedade

O Velório Do Diálogo

Professores Infoincluidos Refletem Em Melhoria Da Qualidade De Ensino