IPO - Estratégia para captação de recursos



Vivemos atualmente no mundo um momento de grandes transformações, que vem provocando avanços nos procedimentos e na forma de atuar da contabilidade. A expansão acelerada dos meios de comunicação e a disponibilidade crescente das informações, aliadas ao uso da Internet, agilizam as decisões mundiais dos fluxos de capital. Não remotas as vezes que esse fluxo de capital, facilitado pela agilidade de se obter informações, é gerenciado com intuitos especulativos provocando crises financeiras que proporcionam a redução de investimentos, o medo da aplicação em ações e a insegurança do futuro. Sendo assim devemos aplicar de forma consciente e gerencial a contabilidade, para que possamos quebrar paradigmas e recuperar a confiança do mercado nas IPOs, que hoje se tornaram uma tendência de mercado.

Na busca por recursos financeiros para potencializar seu crescimento, é comum as empresas “abrirem” seu capital, alem disso tem uma diminuição no risco, ou seja, divide-se lucros e prejuízos com terceiros (investidores).

Abertura de capital é o meio pelo qual as empresas utilizam para se dividir em partes (ações), isso ocorre quando os proprietários buscam uma liquidez imediata. Com a abertura de capital a empresa passa a ter mais “donos”, que são os compradores das ações. Os investidores passam a ter direitos e deveres proporcionais a participação acionaria.

Todo investimento contém riscos, seja menor ou maior, conseqüentemente quanto maior o risco maior a probabilidade de ganhos, a contabilidade gerencial vem materializar e dar base para tomada de decisão com intuito de minimizar ao extremo o risco do investimento. A apresentação dos dados contábeis compactados em forma de relatórios gerenciais torna mais comercial e de melhor entendimento no mercado, levando em consideração que cada vez mais surgem novos mercados, sendo assim quanto mais didático for melhor é.

Diante do cenário apresentado surge a questão como recuperar a confiabilidade e quebrar paradigmas de mercado tornando a empresa “vendável e confiável” usando a contabilidade gerencial?

Buscamos aprofundar em um assunto que vem seduzindo o mercado, o IPO e qual a importância da contabilidade para que seja tomada a decisão da abertura de capital, pois com estudos e analises descobrimos que o mercado de ações é a maneira mais eficiente de alocar recursos. Não tem interferência de ideologias nem de políticas industriais.

Uma empresa em fase de expansão necessita captar recursos para investir em novos segmentos, para tanto baseado em pesquisas e analise do mercado optou pela abertura do seu capital.

Com o objetivo de mostrar ao mercado de forma descomplicada números que só técnicos com conhecimento apurado entenderia, analisamos que se houver uma apresentação onde simplificamos os números e tornando-os de fácil entendimento, atingiríamos um mercado promissor.

Com o IPO atingindo um mercado mais amplo, a capitalização seria mais rápida e as ações mais valorizadas, tornando inclusive a marca da empresa mais conhecida. Com isso atrair capitalização rápida e evitar o endividamento

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


A Aplicação Empresarial Da Contabilidade Gerencial Como Um Instrumento De Informação Para Gestão Empresarial

Lean Six Sigma: Proposta Da Metodologia Lean Six Sigma Nas áreas Suporte

Conversão Das Demonstrações Contábeis

Contabilidade Gerencial Aplicada As Micro E Pequenas Empresas No MunicÍpio De Wanderley - Bahia

Relatório Final De Estágio - Uma Abordagem Sobre Os Controles Dos Lançamentos Contabeis

Administração Do Capital De Giro

AssÉdio Moral Na OrganizaÇÃo